Pesquisar Neste blog

terça-feira, 15 de maio de 2012

Quando o rosto rosado é problema...


Olá queridos,
Ter a pele do rosto com aparência rosada é considerada uma coisa boa, mas quando essa cor passa de rosa ao vermelho e torna-se uma condição permanente, não fica tão atraente. Isso é uma dermatose relativamente comum, conhecida como Rosácea.
Quem tem rosácea fica facilmente ruborizado, desenvolve vasinhos dilatados no rosto e espinhas persistentes. A rosácea evolui em surtos e não costuma melhorar com o passar do tempo. Por isso, necessita de tratamento constante.  Um dos pontos fundamentais do tratamento é evitar os gatilhos, que são fatores que deflagram ou intensificam a crise. Esse cuidado é tão ou mais importante que o tratamento a base de remédios.


A Rosácea é muitas vezes erroneamente confundida com acne e na verdade, é muitas vezes referida como Acne Rosácea. Na realidade, são duas condições completamente diferentes.
Evitar os gatilhos de rosácea é tarefa difícil. Difícil não, é praticamente impossível evitar tudo isso. Mas eles não são os mesmos para todos os portadores. O que deflagra uma crise para alguns pode não afetar outros.

Veja alguns deles:

·        Bebidas alcoólicas
·        Bebidas quentes, como café ou chá
·        Alimentos condimentados
·        Exposição ao sol, ao frio do inverno e ao ventos
·        Mudanças climáticas
·        Ambientes quentes e abafados
·        Prática de exercícios físicos
·        Produtos de uso tópico com álcool na formulação, como adstrigentes e tônicos
·        Stress e alterações emocionais

O tratamento é baseado no grau de acometimento da doença. Agora será lançado um novo princípio ativo chamado Brimonidina (tartarato de brimonidina), que tem efeito vasoconstritor e pode ser aplicado na pele 2 vezes ao dia para diminuir este rubor. Ele está demonstrando ótimos resultados e é mais uma opção para tratar essa doença que tem controle sim!
Beijocas!

38 comentários:

Estrela disse...

Dra,

Descobri há pouco tempo que tenho rosácea, engraçado é que tenho desde os meus 20 anos, mas não ligava os sintomas, tampouco a aparencia a uma doença, pensava exatamente que ficava ruborizada com facilidade por questão de timidez, pensava que ficava com a pele rosadinha por ter "saúde", mas hoje, prestando mais atenção( passei a perceber depois que fiz uma limpeza de pele e a profissional comentou que tinha uma sensibilzação na face), vejo que sempre tive todos os sintoma, fico com o rosto queimando com facilidade ao ficar nervosa, estressada, se tomo bebida quente, no frio, fico com a face bem roborizada, as pessoas normalmente pensavam que a minha face rosada era blush...

Enfim, fiquei pasmada em perceber que sempre tive uma doença, mas que desconhecia, o que mais me assutou é que cheguei a ter algumas consultas dermatológicas e nunca nenhum profissional notou...

O que gostaria de saber é- quais os compontentes que devo evitar em cosméticos( cremes, protetor solar, sabonete), parece que há alguns que causam irritação e to meio perdida sem saber o que usar ou comprar, por exemplo, ouvi falar que o ácido salicílico causa irritação...tenho a pele mista, normal a oleosa na zona T que se espalha um pouco abaixo do nariz( proximo a rosácea), o que não posso usar de jeito nenhum? Minha rosácea é moderada, leve...

obrigada

Dra. Marinella Felice disse...

Estrela, você deve evitar produtos com álcool, propilenoglicol,fragrâncias,hamamélis e ácidos em geral (ácido azeláico pode ser usado). Não use adstringentes, tônicos faciais e esfoliantes. Escolha produtos com aloe vera, alfa-bisabolol, azuleno, feverfew, malva e camomila, que são calmantes da pele.

Anônimo disse...

Oi Dra. A senhora sabe o nome deste medicamento nos USA?
oBRIGADA, aNDRÉIA

Dra. Marinella Felice disse...

Oi Andréia, o nome do princípio ativo em inglês é brimonidine tartrate. Ele existe na forma de colírio, mas para rosácea deve ser manipulado.

Tha alcantara disse...

Depois de ler sobre a doença , eu fiquei em duvida , porque , eu tenho o rosto rosado nas maçãs do rosto ,que é o único sintoma da doença , e eu nunca tive acnes nessa região , nunca senti queimar e se eu tomar coisas quentes não acontece nada , minha pele é lisinha , nunca senti arder , nem nada , mas quando eu saio no sol fico parecendo uma palhaça e mesmo sem sair no sol já fica vermelho , basta eu dar risada ou senti calor , será que isso é normal ? Ou o fato de ser rosado é doença ?

Dra. Marinella Felice disse...

Elen, seu rosto deve ser examinado com um aparelho (dermatoscópio) para ver se há aumento de vasinhos e outros sinais da doença... Obrigada pela visita! Beijos!

Unknown disse...

Olá, Dra! Tenho sintomas típicos de rosácea desde a pré-adolescência, até hoje aos 40! Mas, uma médica disse uma vez que eu tenho é dermatite seborreica. Qual a diferença? O tratamento é o mesmo?

Dra. Marinella Felice disse...

Patrícia, a rosácea é uma doença vascular inflamatória, caracterizada pela presença de eritema (vermelhidão), telangiectasias (vasos finos) e pode evoluir com o aparecimento de lesões tipo acne. A dermatite seborréica se manifesta com lesões avermelhadas que descamam, geralmente no centro da face, e pode acometer as sobrancelhas, orelhas e couro cabeludo. O tratamento das duas doenças é bem diferente. Espero ter ajudado a esclarecer. Abraços!

Anônimo disse...

Olá Dra,

A brimonidine para tratar rosácea precisa ser manipulada e qusl seria o ipo de gel é utilizado nessa formulação com brimonidina?
Abç

Dra. Marinella Felice disse...

Olá, acho que esse princípio ativo não está disponível para manipulação no Brasil ainda. Abraços!

Bruno Reis disse...

OlÁ Dr.

Fiz o uso do colírio no rosto e é extremamente eficaz, porém não de uso tópico e causou efeitos indesejáveis..(por favor não apliquem o colírio no rosto, causa danos).
É possível extrair o PA do colírio? tem como comprar essa substância lá fora?

já ouviu falar sobre o medicamento Sanrosa?


Desde já agradeço,


ps: nada que utilizei foi tão eficaz comparado ao colírio, LIP, antibióticos, pomadas, dietas e todos outros tipos de tratamento possíveis.

Dra. Marinella Felice disse...

Oi Bruno, não tem como extrair o princípio ativo do colírio. O que você pode fazer é tentar manipular no exterior. Mas vai chegar um produto com esse ativo em breve no Brasil. Não conheço o Sanrosa. Obrigada por acompanhar o blog!

Bruno Reis disse...

Olá Dra;

A substância já está sendo manipulada no Brasil (Laboratório Buenos Ayres), e o medicamento em questão lançado a pouco nos EUA chama-se Mirvaso (Galderma).

Iniciei o tratamento, mas com apenas dois dias o efeito foi muito violento negativamente. Acredito que causado por outro componente da fórmula,adapaleno + clindamicina. Gostaria de saber se existe algo para acalmar a pele até que ela tolere o tratamento ou mesmo utilizar algo em conjunto, talvez um corticoide ou mesmo alguma ciclina.

Obrigado.

Dra. Marinella Felice disse...

Bruno, quando escrevi o post, o princípio ativo não estava disponível. Quanto aos cuidados com a sua pele, não tem como te orientar sem examinar. Você deve retornar ao dermato que te prescreveu esses medicamentos. Abçs!

Catarina disse...

Olá,
Minha dermatologista receitou brimonidina, mas não encontro nenhuma farmácia que manipule.
Sabe me indicar uma ?
Obrigada
Catarina

Dra. Marinella Felice disse...

Catarina, não sei onde manipula. Você pode ver em farmácias maiores, como Officilab, Dermatus e Dermage. Em São Paulo sei que tem na farmácia Buenos Ayres. Bjs!

Unknown disse...

Dr.a senhora atendi em algum consultório aqui no Rio ?
E esse gel, onde posso encontrar no Rio ou posso comprar pela internet ? Beijos !

Dra. Marinella Felice disse...

Atendo na Tijuca, rua Barão de Mesquita, 195, tel: (21)99975-7799. O produto citado no post só está disponível para manipulação. Bjs!

Unknown disse...

Dra. Bom dia.

Há como fazer a manipulação desse medicamento já que o importado Custa mais de R$1.200,00 reais?

Att
Rodrigo

Dra. Marinella Felice disse...

Rodrigo, o importado não custa esse valor. Mas enquanto não chega ao Brasil, estamos prescrevendo manipulado.

Anônimo disse...

Dra.acho q tenho rosacea o rosto fica quente e vermelho nos dias quentes piora ainda mais ,nao consigo usar nenhum tipo de protetor solar fica muito vermelho oq devo fazer ? E como melhora

Anônimo disse...

Dra.acho q tenho rosacea,sinto o rosto ardendo e quente e nao consigo usar nenhum tipo de protetor .qual e o indicado ou oq fazer para melhorar...aguardo respostas obgd.

Dra. Marinella Felice disse...

Há várias causas de "rosto vermelho", por isso precisaria examinar para ver se é rosácea. O tratamento da rosácea envolve cremes calmantes, e às vezes antibióticos locais ou orais.

Anônimo disse...

Uso brimonidina tartarato e estou obtendo ótimos resultados. Após passar o gel, basta esperar entre 5 e 10 min e a vermelhidão desaparece completamente. Parece um milagre!
O problema: depois que a pele acostuma, se você não usar todos os dias, sua pele fica muito, mas muito mais vermelha que antes (parecendo uma queimadura grave) que só alivia com a aplicação do produto novamente. É um efeito rebote, eu acho.
Mas vale a pena pelos ótimos resultados.

Dra. Marinella Felice disse...

Muito bom ter esse feedback! Obrigada e volte sempre!

Anônimo disse...

Dra. Marinella, comecei a usar o Mirvaso e o resultado após 40min é ótimo. Porém minha pele ficou totalmente dependente do medicamento. Posso até acordar e não usar o medicamento, porém de repente em um determinado momento do dia aparecem manchas muito mais vermelhas que antigamente é se estende por todo o pescoço e face. Preciso imediatamente passar o produto e não resolve nos próximos 60 min. Esta ruim e me prejudicando muito. O que faço?

Leonardo disse...

Gostaria de reforçar a observação feita por algumas pessoas aqui. No começo o Mirvaso parece milagroso, realmente faz a pele parecer normal, sem vermelhidão. Mas depois de um tempo aparecem efeitos adversos terríveis. A pele fica muito vermelha e ardendo. Já me perguntaram se eu estava passando bem. Parei de passar Mirvaso, mas a fase de readaptação está sendo complicada. Hoje eu não recomendo a ninguém.

Aline disse...

Eu usei o manipulado, receitado pelo meu dermatologita. O efeito é momentâneo, é incrivel, a vermelhidão desaparece de 10 min, MAS quando "passa o efeito", no meu caso dura mais ou menos 4h, o meu rosto fica pior ainda! Horrível! Manchado e inflamado. Não vale a pena.

Cristiana disse...

Comecei um tratamento com mirvaso e depois do terceiro dia meu rosto ficou muito vermelho. Mais do que dicava antes. Suspendi o remedio ja tem 2 dias mas os efeitos ainda aparecem. Sera q passa?

Cristiana disse...

Leonardo. Depois de qt tempo seu rosto melhorou? Estou passando pelo mesmo problema.

Anônimo disse...

Tive o mesmo problema com mirvaso. Usei por 3 dias e, no terceiro dia, meu rosto estava muito vermelho e quente exatamente nas áreas onde passei (bochechas, nariz e queixo) e, a partir daí, parei de usar. Faz dois dias que parei e continua vermelho. Fiquei mais vermelha do que o costume, ao ponto de me perguntarem o que houve. Estranhamente as áreas que ficavam avermelhadas alteravam ao longo do dia: bochechas, depois queixo, depois só nariz, depois só nariz e bochechas... Alguém tem uma resposta pra isso?

Unknown disse...

Uso este colirio para glaucoma, custa em média 20,00 5ml..

Patricia disse...

Fiz uso do Mirvaso por aproximadamente 1 mês. No começo minha pele estava muito branca, linda. Com o passar do tempo comecei a sentir minha pele ‘’queimar’’ durante a madrugada, acordava com a pele mais vermelha do que o normal. Parei de usar o Mirvaso a 4 dias e pasmem....minha pele está horrível, queimado horrores, ardendo, quente, meus olhos estão ardendo também. Minha dermatologista me receitou metronidazol oral, propanalol e muita agua termal, ela não disse que é um efeito colateral do Mirvaso, mas não imagino outra coisa. Não acho que vale o risco! Alguém que já tenha passado por isso, quanto tempo leva para voltar ao normal?

Luana Margarida disse...

Gostaria de AGRADECER a todas as pessoas que comentaram sobre o EFEITO REBOTE do Mirvaso e à autora do Blog por ter aberto essa oportunidade. Tenho rosácea mas antes de pensar em comprar tal medicamento li DEZENAS de relatos de pessoas que tiveram a experiência do efeito rebote. Li também que mesmo pesquisa com o medicamento apontou que esse efeito rebote é esperado em 30% dos caso, o que é um índice muito grande de risco (desculpe, estou sem a fonte da informação, por favor pesquisem!). Ainda mais se pensarmos que um rosto vermelho, inflamado, com gente que foi até parar em hospital (li 2 relatos) é algo que inviabiliza sim uma vida social normal e mexe com a estima e a saúde das pessoas. Creio que após tantos relatos é necessário que esse tipo de informação, tão importante, seja incorporada ao post, porque é uma reação realmente MUITO RUIM a que esse medicamento pode ocasionar, ele é CARO, e ninguém merece passar por isso sem estar COMPLETAMENTE CIENTE do que pode acontecer. Grata e fiquemos atentos!

Anonimo disse...

Olá Dra,usei o brinomidina por vinte dias,durante a parte do dia meu rosto ficava limpo, mas durante a noite em quanto dormia meu rosto queimava.É normal? Daí então parei de usar meu rosto ficou terrível muito mas muito vermelho.O Que VC acha sobre isso?

Unknown disse...

Boa tarde. Sofro com rosácea há 3 anos e a cada crise piora. Minha dermatologista prescreveu usar o Mirvaso por um ano direto. Comecei a usar pela manhã há 3 dias e por enquanto tudo bem, o efeito dura umas 10h. Alguem aqui usa o Mirvaso direto há algum tempo, sem parar? Tenho pavor desse efeito rebote.... obrigada!

Unknown disse...

Depois de muito sofrer com rosácea e usar vários medicamentos prescritos pela minha dermatologista que não resolveram, fui estudar cosmetologia.
Existem hoje vários ativos cosméticos associados a hidratantes em fórmulas que me ajudaram como rosage, telagyn, phyto-descongestive, calmaline dentre outros...
Somente depois que comecei a usar produtos calmantes e vasoconstritores em fórmulas cosméticas hidratantes é que consegui acalmar o vermelhidão, ardor e inflamação da minha pele.
Segue dois sites que me ajudaram com meu problema www.rosacea.org e www.rosacea-support.org.

Marina Leal Winckler disse...

Oi, tudo bem? Minha mãe mandou fazer na farmácia a Brimonidina.
Usei durante uns dias e adorei o resultado, mas por qualquer coisinha a vermelhidão piorava e chegava a ficar um vermelho tão intenso que chegava a incomodar... Não incomodava só pelo fato de estar vermelho, mas pela temperatura das bochechas. Por causa disso eu devo parar o uso deste remédio?