Pesquisar Neste blog

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Segredos que suas unhas revelam


Olá!
Continuando o assunto do post anterior... As características das unhas, como cor, força e forma podem indicar certas doenças. Vamos ver sobre algumas alterações...
  • Unha em vidro de relógio


Essa mudança de formato deixa a unha mais larga e convexa e pode sugerir doenças cardiológicas ou pulmonares relacionadas à falta de oxigenação.
  • Unha meio a meio


Já a mudança de coloração, quando a unha fica mais clara na matriz e mais escura na ponta, pode indicar mal funcionamento dos rins.
  • Unha quebradiça


Unhas fracas podem ser sinal de anemia, hipertireoidismo ou hipotireoidismo, desvitaminoses e outros.
  • Unha com linhas marrons


Podem ser pigmentação natural (melanoníquia racial), comuns em pessoas de pele negra, uma “pinta” (nevo melanocítico) na raiz da unha ou tumor (melanoma).
  • Unhas estriadas


Podem ser deficiências de vitaminas, e são muito comuns em pessoas idosas.
  • Unhas onduladas


Podem ser traumas (com alicates, espátulas), infecções nas bordas das unhas, doenças internas.
Interessante, não é?
Abraços e até mais!

14 comentários:

Anônimo disse...

As unhas estriadas sempre são decorrentes de algum problema ou elas podem ser normalmente assim? Obrigada!

Dra. Marinella Felice disse...

As unhas estriadas podem ser normais em idosos, mas os outros casos devem ser investigados.

Andréa disse...

Boa noite,
tenho listra escura dupla em todos os dedos da mão direita e em 3 da mão esquerda, sendo que do polegar da mão direita a listra é maior, pode ser algum tipo de doença?
tenho 40 anos

Andréa disse...

Bom dia,
informei a cima listras nos dedos, mas esqueci de mencionar que é nas unhas, estou bem apreensiva com isso, pois estas manchas já tenho a algum tempo, só que elas estão aumentando, ficando mais escuras e em mais unhas, pode ser câncer???

Dra. Marinella Felice disse...

Andrea, quando essas linhas escuras são na maioria das unhas, não costuma ser câncer, mas precisaria te examinar para dizer o que é... Beijos!

Anônimo disse...

Olá doutora! Antes de tudo quero te parabenizar pelo o teu trabalho! Gostaria de obter uma informação. Melanoníquia estríada também pode ser um sintoma de uma pessoa que foi infectada pelo vírus hiv? É uma característica exclusiva da infecção por este vírus? Obrigada!

Marcos Antonio Rocha disse...

Boa noite linha negra na unha se for câncer de pele. Onde fica exatamente na unha no dedo ou na pele toda. Tem cura?

Dra. Marinella Felice disse...

Olá, Marcos! O melanoma de unha se localiza na base da unha e afeta a própria unha, e não o dedo. O tratamento e a cura dependem do estágio do tumor.

Pedro Henrique disse...

Olá Dra. Marinella Felice, minhas unhas do pé apresentam, bem no cantinho, um pouco de melanomiquia, sendo que apareceram em uma, depois sumiram, e tornaram a aparecer. É bem no cantinho, e quando eu corto chega a sair tudo. O que poderia ser?

Agradeço desde já.

Dra. Marinella Felice disse...

Pedro, eu teria que ver as unhas para dizer as possibilidades diagnósticas. Abraços!

Tiago Marcio da Silva disse...

Dra. Marinella Felice, fui fazer uma pequisa com fins de entender o que era "unhas em vidro de relógio", expressão constante em um laudo médico, o qual estava analisando. Informação encontrada e mais que satisfatória. Contudo, acabei observando mais um pouco sua postagem e deparei-me com as "unhas estriadas". Creio que as minhas sempre, ao menos desde que observei, foram estriadas. Cria ser normal. Contudo, vejo que não. Como tenho alimanetação não regrada, imagino que talvez seja a ausência de vitaminas... irei atentar mais para isso. Agradeço muitíssimo a ótima postagem!

Dra. Marinella Felice disse...

Fico feliz em ter ajudado, Tiago! Volte sempre!

Unknown disse...

Olá Doutora, td bem? Apareceu uma listra marrom de 1mm a dois meses na minha unha esquerda do dedo indicador, e tem uns pontinhos mais escuros na borda do dedo. Sou moreno, desde ja agradeço.

Unknown disse...

Boa noite tenho dor na ponta das unhas das maos e tenho um risco transparente na vertical em todas o k pode ser obrigad