Pesquisar Neste blog

terça-feira, 9 de abril de 2013

A Hidroquinona e os seus efeitos



Resolvi fazer esse post para alertar sobre alguns cuidados com o uso da hidroquinona. Tenho visto cada vez mais pacientes com efeitos colaterais dessa substância, quase sempre quando usam por conta própria...

A hidroquinona é um dos melhores clareadores existentes. Ela está presente em grande parte das fórmulas clareadoras prescritas nos consultórios dermatológicos.

Algumas verdades sobre ela:

Não deve ser usada de maneira contínua (por anos) sem supervisão dermatológica, pois pode causar o que chamamos de leucodermia em confete (manchas brancas ovais na área da mancha) e ocronose exógena (uma pigmentação cinza acastanhada no lugar do melasma).

Leucodermia em confete

Ocronose exógena

O problema é que essas 2 complicações são IRREVERSÍVEIS! (Hãm!?) Isso mesmo! Quando percebemos essas alterações, suspendemos de imediato a hidroquinona, e ela nunca mais poderá ser usada naquele paciente!

O ideal é fazer uma pausa por alguns meses durante o ano, isso diminui os efeitos colaterais. Por isso o tratamento DEVE OBRIGATORIAMENTE ser acompanhado pelo médico.

Dúvidas:

1.    Pode ser usada durante o dia? A hidroquinona é fotossensível, ou seja, sensibiliza a pele quando usada durante o dia. Por isso, recomendo o uso noturno.

2.    Pode ser usada o ano todo? Em geral, mesmo no verão, se a pessoa vai ficar mais em lugares fechados, ela pode ser usada. Deve-se lavar bem o rosto de manhã e aplicar o filtro de maneira correta. Outra recomendação é não usar esse ingrediente na noite da véspera da exposição ao sol intensa (na praia, por exemplo). 

Acho a hidroquinona indispensável em certos casos. Mas como todo e qualquer tratamento, seu uso deve ser individualizado.

Espero que tenham esclarecido as dúvidas!

Beijos e até!

152 comentários:

Meire disse...

Oi Marinella!

Adorei seu blog, acabei de listá-lo nos meus favoritos lá no Salada Médica ;)
Beijo
Meire

Dra. Marinella Felice disse...

Oi Meire, muito obrigada! Que bom que gostou! Me sinto lisonjeada pelo Beleza à Flor da Pele estar na lista de favoritos de um blog maravilhoso como o Salada Médica.

Unknown disse...

Olá Doutora,
Eu tenho muitas sardas no rosto, sou ruiva natural, e tenho sardas desde a infância. Hoje tenho 25 anos e gostaria de tirá-las. Já usei cremes a base de ácidos e hidroquinona, mas apenas consegui um leve clareamento. Tenho pesquisado sobre os procedimentos a laser e me interessei pelo uso da luz pulsada. A minha pele é muito clara e as sardas são acastanhadas, bem claras, será que a luz pulsada age com eficiência neste caso? Pergunto isso pois já li que a luz pulsada age melhor em manchas mais escuras.

Desde já agradeço e te parabenizo pelo blog.

Carla

Dra. Marinella Felice disse...

Oi Carla, a luz pulsada é indicada para o tratamento de sardas, mas cada caso deve ser avaliado individualmente. Obrigada! Abraços!

Vanessa Aquino disse...

Oi Doutora, a minha médica me receitou a hidroquina+acido glicólico, para manchas de acne que fiquei após o uso do roacutan, uso 3 vezes por semana, usarei por 2 meses.
Será que vai resolver mesmo?
(essas manchas me deixa muito triste e por isso tenho medo de não resolver) :/

Dra. Marinella Felice disse...

Essa associação tem um bom resultado clareador, mas você só vai começar a ver os efeitos após o primeiro mês.

Vanessa Aquino disse...

Estou louca para me livrar dessas manchas! :)
Obrigada Dra.

mira disse...

oi marinella tenho manchas senis na mão e resolvi compra a hidroquinona sera q devo usar . parabéns pelo blog

Dra. Marinella Felice disse...

Oi Mira, a hidroquinona não clareia muito bem este tipo de mancha. Hoje há cremes específicos para as mãos, que ajudam a clarear e evitam o envelhecimento. Geralmente nesse caso, têm que ser realizados peelings ou lasers para melhor resultado. Abraços!

gustavo disse...

Oii meu nome é Gustavo tenho 18 anos , vi aqui e resolvi tirar uma duvida fora do conteúdo, rugas no rosto há algum procedimento para isso, aguardo resposta (se poder me explicar obg)

Dra. Marinella Felice disse...

Oi Gustavo, para o tratamento de rugas existem vários procedimentos, dentre eles, laser, peelings, aplicação de toxina botulínica e cirurgia. O dermatologista tem que avaliar para indicar os melhores tratamentos.

Unknown disse...

parabens !! vc é muito especial.amo todas a suas dicas.eu me desmotivei de usar clareadores!chega! nao me livro de meus melasma!!! que horror!!.MAS AMEI SUA DICA DA HIDRATAÇAO DA VICHY CARAAAA rsrsrs mas assim mesmo irei comprar pq meus fios tb estao claros e ressecados irei testar .bjbjbj parabensssss 2 aninhoooo de muitas coisas maravilhosassss. é xique demais.rsrs

Dra. Marinella Felice disse...

Obrigada, Celia! Mas não desista de tratar o melasma, pois a tendência da mancha é aumentar de tamanho com o tempo. Mesmo que não estiver clareando tanto, pelo menos não vai aumentar. Bjs!

Fernanda lopes disse...

Fiz tratamento dermatologico por mais de 10anos,tenho ovario policistico.A medica se mudou , e desde entao nao consegui me encontrar bem com outro profissional.Estou com algumas manchas escuras na perna qu surgiram ha mais de 10 anos, agora procurei tratamento pois estao surgindo tambem no rosto, uso protetor solar ha anos, nao entendo...sera que esrava usando de maneira incorreta.Minha pele do rosto e oleosa, qual vc me sugere?Estou usando neutrogena sun fresh 60, que pro corpo e otimo, mas no rosto ta um pouco oleoso.Mas minha maior duvida e com relacao a hidroquinona 4% e hidrocortisona 1%. To morrendo de medo de usar isso, ainda mais agora que e verao, mesmo ficando longe do sol, nao podemos nos esquivsr dele o tempo todo.Nao seria melhor adotar esse procedimento no inverno.A mancha do rosto nao esta tao evidente como a da perna, o que acha do azelan por exemplo?

Dra. Marinella Felice disse...

Oi Fernanda, as manchas dos rosto podem ser diferentes das da perna, então você deve ser avaliada para ver o melhor tratamento. Deve-se ter cuidado com o uso de hidroquinona e ácido retinóico no verão, pois sensibilizam muito a pele. Um dos protetores em gel que gosto é o Heliocare. Bjs!

Anônimo disse...

bom dia doutora faço o uso de cremes a base de hidroquinona desde fevereiro mes que vem vou a praia passar 10 dias gostaria de saber quanto tempo antes devo parar o uso obrigada

Dra. Marinella Felice disse...

O ideal é suspender 1 semana antes, principalmente se for associada ao ácido retinóico. Abraços!

Anônimo disse...

Oi doutora, boa tarde, estava pesando 102,8kg e após uma reeducação alimentar estou pesando 89 kg, perdendo com isso 13 kg, porém devido a esse emagrecimento (esperado por mim), fiquei com uma mancha grande entre as duas pernas, mancha esta escura na região da cocha. Me indicaram a pomada Hidroquinona, mas após pesquisas vi muita coisa negativa sobre esta substancia. pergunta: Será que poderei utilizar esse medicamento e qual o periodo indicado para consegui diminuir essa mancha escura?

Grato desde já,

Paulo Silva

Dra. Marinella Felice disse...

Oi Paulo, dependendo do tipo de mancha, a hidroquinona não é a mais indicada, pois irrita a pele e pode acabar manchando mais. Geralmente indico alguns clareadores mais suaves e com menos efeitos colaterais, principalmente se o paciente tiver fototipo mais alto (pele mais escura). Eu precisaria te examinar para te indicar o melhor tratamento. Volte sempre!

Unknown disse...

Dr Marinella

Eu e minha filha fomos sua paciente e gostariamos de marcar uma consulta. Qual seu novo consultorio pois no Pró Alergico não nos deram nenhum novo contato.

Obrigada

Thelma
mãe da Catarina

Dra. Marinella Felice disse...

Oi Thelma, desculpe a demora para responder... Pode ligar para (21) 2220-5798 / 2533-4865. Será um prazer atendê-las novamente!

Pastor Edu Nogueira disse...

OI DRA ESTOU FAZENDO USO DE HIDROQUINONA, MAS JA OUVI TANTOS COMENTARIOS NEGATIVOS QUE TENHO MEDO DE USAR, ATE Q PONTO E SEGURO USAR ESSE PRODUTO. OBRIGADA

Dra. Marinella Felice disse...

Olá Eduardo, a hidroquinona é segura quando usada sob acompanhamento médico, pois não pode ser usada por muito tempo seguido (1 ano ou mais), tem que ser alternada com outros clareadores, é melhor evitar no verão, etc. Nós ainda prescrevemos esse medicamento porque é um dos clareadores mais potentes que existe. Volte sempre!

Dicas de Amiga disse...

Olá Doutora, pedi ao meu dermatologista que me passasse algo para clarear manchas de acne e ele me passou esse manipulado

ácido glicólico - 5%
alfa bisabolol - 1%
hidroquinona - 3%

utilizei por uma noite, não senti irritação, nem coceira, apenas após lavar o rosto com sabonete suave senti minha pele um pouco avermelhada. É comum? pois eu vi q sao efeitos colaterais comuns e que passam pois estou utilizando pela 1a vez na pele. Ou devo descontinuar a utilização ?

Dra. Marinella Felice disse...

Olá! Esses podem ser efeitos iniciais do uso desses produtos, mas se continuarem, converse com o seu médico para orientá-la sobre o que fazer, pois não tem como eu te ajudar sem examinar, ok? Volte sempre! Abraços!

Anônimo disse...

boa noite dra o que acontece com as manchas avermelhadas provocadas com a hidroquinona usadas durante o dia se a pessoa aplicar limão na face no outro dia,sei que vai danificar ainda mais e qual o creme ideal para passar para amenizar o efeito...obrigada

Dra. Marinella Felice disse...

O limão é ácido e irritante, então piora ainda mais. E pode causar fitofotodermatose, ou seja, manchas acastanhadas quando você se expõe ao Sol. Eu precisaria te avaliar, mas nesses casos geralmente são usados cremes calmantes ou a base de corticóides. Se cuida! Bjs

Daiana disse...

Olá Dra!
Faço uso da hidroquinona 4% na região das costas, devido manchas de espinhas e outras manchas que sempre tive. Apesar de ser uma região que está sempre tampada pela roupa, devo mesmo assim utilizar o filtro solar?
Agradeço

Dra. Marinella Felice disse...

Oi Daiana, em região coberta não precisa aplicar o protetor. Bjs!

Anônimo disse...

Oi Doutora meu nome é angela tenho 39 anos e sempre sofri com melasma,a um ano e seis meses atrás eu tive uma alergia na hora de alisar o cabelo então por esse período não pude usar o hidroquinona o médico me passou o melani d e o pigment control a noite e e protetor solar durante o dia fator 60...mas a minha pele voltou a ficar manchada, pois o melani d me parece mais fraco...o dermatologista disse que eu cuido certinho,pois vivo passando bloqueador...Mas será que eu já poderia dar uns meses de usada na hidroquinona só para clarear novamente as manchas?

Dra. Marinella Felice disse...

Ângela, não tem como eu te orientar por aqui. Precisaria te examinar... Volte sempre! Abraços!

Anônimo disse...

olá bom dia hidroquinona pode ser usada na virilha e quanto tempo vejo resultado de clareamento desde já agradeço..

Dra. Marinella Felice disse...

Não costumo recomendar o uso de hidroquinona para essa área, pois sensibiliza muito a pele. Abs!

Unknown disse...

Boa tarde, eu me chamo Luciene. A mais de um ano sofro com foliculite, culpa de uma desastrada depilação que resolvi fazer em casa.
Não fui ao médico imediatamente o que agravou a situação. Depois de quase um ano fui a dermatologista que me recomendou diprogenta e clindoxil, deu uma melhorada mas ficaram os pelos encravados e algumas manchas decorretes da minha teimosia em remover com pinça e agulha. Finalmente a doutora me recomendou acido glicolico com hidroqunona, O local está bem vermelho parecendo uma casquinha, fiquei assustada, mas percebi que onde tá descacascando percebo uma pele natural embaixo. Devo descontinuar a aplicação do creme, tem 1 semana que estou usando...

Dra. Marinella Felice disse...

Oi Luciene, melhor perguntar ao seu dermato que examinou e prescreveu este produto. Não tem como te orientar por aqui... Obrigada pela confiança! Bjs!

Artigianato Martins disse...

Olá DR Marinella,estou usando um creme para melasma que se chama whitencious que comprei nos EUA.É um creme polêmico porque quem faz a divulgação do produto é uma cantora Africana chamada (DENCIA) que diz ter ficado branca depois de usar esse creme...não sei diser quais são os componetes do creme pois na embalegen não vem escrito,a unica coisa que me disseram através de E-MAIL que era para usar 3 vezes por dia durante 7 dias,hoje fazem 7 dias que estou usando o produto...vi uma grande melhora,as manchas estão muito mais claras quase imperceptiveis...notei também minha pele muito mais macia e diminuiu ate algumas rugas de expreçao sinto a pele como se estivese esticada...clareou também minhas olheiras,enfim vou continuar usando por mais alguns dias porque ainda se vê a sombra das manchas que tenho.Você conhece ou já ouviu falar algo sobre esse creme?Prabéns pelo trabalho!

Obrigada!

Ivalene

Anônimo disse...

Olá Dra. Marinella, tbm gostaria que vc fizesse comentário sobre esse creme de tratamento clareador "whitencious" desenvolvido por essa Cantora Africana Densia, pois estou pensando em comprar esse produto...tenho 42 anos, por mto tempo abusei do sol.. sou branca e adorava tah bronzeado, alias ainda gosto, então devido mta exposição ao sol, tenho manchas no rosto, ombro, braços e colo... já usei vários cremes, houve uma melhora no rosto... mas observo que nos demais partes do meu corpo... ela tah mais agressiva... em pouco tempo aumentaram... e me deixam mto triste... gostaria de ter mha pele limpa/clara e hidratada... E qdo vi noticias desse creme... comecei a pesquisar e procurando comentários sobre a veracidade do mesmo...encontrei seu blog.. e vi que o Artiginato Martins fez um comentário sobre esse produto, porem vc não fez nenhum comentário... estou no aguardo do mesmo... Parabéns pelo Blog! gostei mto!!

Dra. Marinella Felice disse...

Respondendo às perguntas sobre o Whitenicious, a fórmula do produto não foi divulgada, então, por enquanto, desaconselho qualquer pessoa a utilizá-lo. Temos que aguardar mais informações sobre os componentes e a evolução de quem já está se aventurando a usá-lo. Essas manchas de sol, como as melanoses solares, não saem com esses tipos de creme. O tratamento é com luz intensa pulsada, laser ou ácidos de alta concentração aplicados de forma seriada em consultório, OK? Abraços!

Vanessa disse...

A hidroquinona associada ao ácido glicólico pode ajudar nas linhas finas da testa?

Anônimo disse...

Fiz o uso do hidroquinona no rosto para tirar uma mancha de espinha no rosto, como sou moreno ficou uma mancha arredonda amarela no local,quando percebi parei de usar, eu posso tomar sol para a pele amarelada escurecer o local?

Dra. Marinella Felice disse...

Vanessa, o ácido glicólico pode ajudar, mas a hidroquinona não.

Dra. Marinella Felice disse...

Não recomendo que você tome sol. Nesse caso, use protetor solar todos os dias de manhã e reaplique ao longo do dia. A mancha vai se igualar ao seu tom de pele com o passar dos dias.

Anônimo disse...

usarei hidroquinona 2 só a noite para retirar uma pinta escura e em volta está um pouco vermelha por causa de uma queloide no nariz por causa de piercing,uso protetor 50fps tanto quando saio no sol quando dentro de casa!depois dos 3 meses tenho que usar protetor só mais um mes por ser recente o uso de acido ou vai ser pra sempre?

Dra. Marinella Felice disse...

Dependendo do tipo de mancha, não dá para clarear com hidroquinona. Quanto ao protetor, tem que ser usado diariamente para o resto da vida, faça chuva ou faça sol! Bjs!

Unknown disse...

Olá doutora estou com uma duvida cruel..de como passar a pomada no rosto na receita médica diz para usar nas áreas manchada porem tem muitas manchas pelo rosto principalmente nas bochechas como faço para usar ?passo como um creme normal espalhando pelo rosto todo ate absorve ou passo com um cotonete pingando sobre as manchinhas lembrando que tem muitas nas bochechas aguardo

Anônimo disse...

Olá Drª tenho manchas nas costas e na face devido à acne. Iniciei o tratamento com o Roacutan faz um mês. Estou usando a Hidroquinona uma vez por semana nas manchas para ajudar no tratamento com as manchas. Será que eu corro o risco dos efeitos colaterais da hidroquinina usando somente uma vez por semana?

Dra. Marinella Felice disse...

O creme para as manchas deve ser aplicado no rosto como um todo, não só nas manchinhas.

Dra. Marinella Felice disse...

Usando a hidroquinona 1x/semana você não corre o risco desses efeitos colaterais.

Anônimo disse...

obrigada

Anônimo disse...

Tenho que aplicar de tres em tres horas o protetor durante os 3 meses e depois que eu parar de usar hidroquinona posso aplicar demanha,meio dia,a noite ,e antes de me expor ao sol?

Anônimo disse...

Uso protetor solar de 3 em 3 horas,tenho que lavar o rosto novamente ou posso passar por cima do anterior(li que lavar o rosto muitas vezes deixa a pele oleosa)depois que eu parar de usar hidroquinona posso aplicar o protetor demanha,meio dia,noite e antes de me expor ao sol?posso ter cancer pelo uso da hidroquinona por esses 3 meses?

Anônimo disse...

Doutora e para quem depila o buço pode passar a hidroquinona nesta área?

Lorrayne disse...

Olá doutora, gostaria de saber quanto tempo em média começa a apareceu o resultado da hidroquinona com a ácido retinoico, estou usando uma fórmula de 0,025% de ácido retinoico e 3% de hidroquinona a um mês mas ainda tenho manchas das acnes e as vezes ainda nasce algumas. Queria saber se eu intercalar com o solaquim pode melhorar as manchas. Desde já agradeço

oliverdan disse...

Olá! Gostaria de saber se eu posso usar essa pomada para clarear as manchinhas de foliculite?

Dra. Marinella Felice disse...

O protetor pode ser aplicado por cima, não precisa lavar o rosto antes de reaplicar. A hidroquinona não está relacionada ao câncer.

Dra. Marinella Felice disse...

Quem depila o buço não deve usar hidroquinona nesta área, pois pode manchar mais.

Dra. Marinella Felice disse...

Nos casos de acne, a doença deve estar totalmente controlada, sem o aparecimento de novas lesões inflamatórias para iniciar o uso dos clareadores. Nestes casos, o resultado geralmente aparece após 1 mês.

Dra. Marinella Felice disse...

Oliverdan, não costumo indicar esse clareador para esse tipo de manchas (foliculite).

Gilberto disse...

Tenho pequenas manchas de sol, nada muito forte, mas que me incomodam. Fiz um peeling e a esteticista me recomendou o uso da hidroquinona, contudo, após fazer pesquisar em um site sobre o perigo do produto fiquei com receio de continuar o uso. Ele é seguro?

Dra. Marinella Felice disse...

Gilberto, esse medicamento só é seguro se houver indicação e acompanhamento médicos.

Unknown disse...

Olá doutora estou fazendo o uso da hidroquinona eu prático esporte ao ar livre geralmente vou pela manha da 7:00 as 8:00 e uso protetor facial fator 60 gostaria de saber se mesmo pegando o sol pela manha isso pode prejudicar o meu tratamento pois sinto meu rosto arde muito e tbm fica muito vermelho após a atividade ...

Anônimo disse...

tudo bom doutora? espero q vc possa me ajudar, eu fiz depilação a laser na região da barriga, e na ultima sessão queimo a região, e fico umas manchas amarronzadas, e me sugerirão passar hidroquinona que iria clarear.
o que vc pode me falar sobre isso?

Dra. Marinella Felice disse...

Fe, a sua pele pode estar sensibilizada e acabar manchando ao invés de clarear.

Dra. Marinella Felice disse...

Não tenho como opinar sobre o seu caso, pois precisaria te avaliar pessoalmente!

Unknown disse...

Entao o que eu devo fazer com relação a isso doutora paro com a hidroquinona?todos dizem que o sol da manha nao faz mal pego sol bem cedinho como disse pra fazer atividade física ..nao sei o que fazer :(

Anônimo disse...

Ola dra tudo bem ? trato das manchas no meu rosto ha 7 anos vivo nos EUA e nenhum doutor resolve meu problema ,ja usei varias formulas e sempre que termina o tratamento as manchas voltam ,agora o dr me passou hirodquinona juntamente com 2 substancias+ , ja usei antes ,mais ouvindo sobre os perigos da hidroquinona tenho receio de usar, queria saber se a sra acha que devo usar novamente esta formula ou buscar outro tratamento .obs: tenho 33 anos e agora estou com acne tb :( .abraços obrigada.

Diéssika de souza disse...

olá Doutora gostaria de saber sua opinião,tenho algumas manchinhas de espinhas no rosto;nada grave só que sou um "pouquinho" "vaidosa" e gostaria de ter aquele rosto perfeito e uniforme..
resolvi ir na farmácia e me recomendaram hidroquinona comprei e fui pesquisar e agora estou com medo de usar porque tem muitos pros e contras;tenho medo de tentar melhorar acabar tento manchas graves,
gostaria muito de sua opinião..
Desde jã obrigadoo!!

Fran disse...

Boa noite!! Dra gostaria de saber se eu poderia usar para melasma só o cosmelan 2, e o que a Dra acha desse produto?

bjs..

Beatriz Valentin disse...

Bom dia Doutora, sou negra tenho 52 anos, fui atleta e devido as quedas adquiri várias marcas escurecidas na canela, o médico me indicou utilizar claquinona 4%, porém após o uso por duas semanas apareceram uma manchas vermelhas nos locais aplicados, parecendo hematomas, suspendi o remédio e estou aguardando conseguir remarcar uma nova consulta no SUS para informar ao médico, gostaria de saber se com a suspensão da medicação essas manchas desaparecerão, ou se essas manchas são irreversíveis.
Se são reversíveis, poderão ser retiradas com outro medicamento.
Agradeço desde já.

Dra. Marinella Felice disse...

Diéssika, primeiro você tem que fazer o tratamento para a acne, para depois tratar as manchas pós-inflamatórias. Abraços!

Dra. Marinella Felice disse...

Fran, a indicação de qualquer medicamento para manchas depende de vários fatores, como o tipo de mancha, a profundidade dela, a extensão, as características individuais da sua pele, etc. Por isso, mesmo se o produto for bom, você precisa de uma avaliação médica para saber se é indicado para o seu caso. Bjs!

Dra. Marinella Felice disse...

Beatriz, essas manchas podem ou não ser da hidroquinona, mas sem o exame físico não tem como eu te responder... Bjs!

lane Ferreira disse...

Dr gostaria de saber se posso passar hidroquinona nas polpas do bumbum pois tenho manchas escuras

Dra. Marinella Felice disse...

Iane, existem clareadores mais indicados que a hidroquinona para áreas corporais, mas eu precisaria ver as lesões para receitar. Bjs!

Anônimo disse...

Oi!. Tenho problema a tempo de melasma o medico que fui receitou hidroquinona .Gostaria de saber se essa medicação somente resolve ou é melhor fórmula pois da primeira vez que fui, a medica me receitou fórmula e foi bem eficaz mas como preciso sempre esta tratando esse outro me receitou esse medicamento. Obg! aguardo sua resposta.

Dra. Marinella Felice disse...

Olá, você deve confiar no seu médico, pois sem uma avaliação não posso te responder. Leia esse post: http://belezaaflordapele.blogspot.com.br/2013/09/o-melasma-e-seus-desafios.html

Leticia Brito disse...

Bom dia Dra,sou morena clara e tenho manchas nas costas um pouco escuras devido as marcas da acne e um pouquinho no rosto mais não muito escuras, comprei uma pomada de hidroquinona 4g, mais estou com um pouco de receio com medo de manchar mais ainda mesmo usando a noite, por que ao sair do trabalho ao meio dia eu tomo sol porque vou a pé pra casa..mesmo usando sempre protetor solar certinho no rosto e nas costas, corro o risco de minhas manchas ficarem mais escuras por essa exposicao ao sol? Desde já muito obrigada!

Anônimo disse...

Boa noite Dr. Fui a praia e fiquei com umas manchas brancas,posso usar a hidroquinona?

Dra. Marinella Felice disse...

Letícia, infelizmente há esse risco sim, por isso o uso exige acompanhamento médico. Abraços!

Dra. Marinella Felice disse...

A hidroquinona é indicada para clarear manchas escuras. Converse com o seu dermatologista para orientação quanto ao tratamento.

maria disse...

Boa Noite
Tenho melasma no rosto fui procurar uma dermatologista e ela me receitou o glyquin, sendo que sua composição é hidroquinona 40mg e acido glicólico 100mg, estou usando todos os dias isso faz uma semana e o meu rosto está todo descamado e desidratado, então fui procurar outra opinião e essa me falou que o hidroquinona faz muito mal ao rosto, pois da efeito rebote. Me ajude não sei oque fazer. Obrigada

Dra. Marinella Felice disse...

A hidroquinona não dá efeito rebote, mas sim a irritação constante da pele. Leia esse post: http://belezaaflordapele.blogspot.com.br/2013/06/os-superclareadores-parte-2.html

Anônimo disse...

Olá Dra. Sou pardo e tenho 8 manchas redondas na perna do tamanho de uma azeitona cada (bastante escuras), que apareceram pós furunculose. Fui ao dermatologista e ele passou hidroquinona 5%. Essa seria a melhor solução mesmo? Abçs

Unknown disse...

Parabéns Dra pelo blog, ajuda muito as pessoas...
Desejo tirar uma duvida também:
Tenho manchas escuras nos braços devido a uma foliculite. Cheguei a conclusão de pelos finos e curvos e pele grossa (rsrsr). A hidroquinona me ajudara a clarear e afinar a pele do braço? Usei durante um tempo e a pele ficou bem melhor, mas começou a ficar quente o local então parei.
Considero um efeito comum ou descontinuo?

Dra. Marinella Felice disse...

Olá! Eu precisaria te examinar para saber se realmente é a melhor opção...

Dra. Marinella Felice disse...

Obrigada, Larissa! Esse efeito não é comum. É melhor você se consultar para ver se o diagnóstico é esse e qual seria o tratamento mais adequado. Beijos!

Anônimo disse...

bom dia doutora sou muito carente nao tenho condicoes de ir ao dermatologista engravidei e fiquei com o rosto muito manchado parece um mapa nas buchechas e testa e agora comecei usar hidroquinona no inicio achei que tava dando resultado mas agora parece que ta manchando mais sem contar que a minha pele poarece que ta enrugando toda.Espero respostas breve desde ja agradecida.

Anônimo disse...

oi doutora meu nome é vitoria adorei seu blogger, eu estou fazendo tratamento com roacutan a 3meses a fase da piora so passou quando eu comesei a passar uma pequena quantidade de hidroquinoma no rosto. Eu uso o hidroquinoma a 6 anos minha pele e muito acostumada com ele se eu ñ passar minha pele enche de manchar, falei com minha dermatologista sobre o uso do roacutan com hidroquinoma e da melhora significativa ela disse se começa a irritar e para parar mais so vejo melhora, uso uma pequena quantidade anoite com a composiçao hidroquinoma a 40mg e tambem uso 2vezes ao dia de cicatricure gel hidratante e umectantante. A minha pergunta é como sempre usei hidroquinoma sempre durante o uso saia as manchas deichadas pela acne e a acne, soque é so ela que resolve e se eu para de usar as manchas voltam e a acne tambem, usei o tetralisal e dirante o tratamento nao usei o hidroquinoma meu rosto ficou todo manchado e a acne piorou significamente dai a medica optou pelo roacutam minha pergunta pra vc q entende muito sobre o hidroquinoma é se é normal a pele se acustumar com o hidroquinoma e o que fazer para parar de usar sendo que a pele acostumou com ele.?

Anônimo disse...

Pode ser usada em escrias brancas ?

Anônimo disse...

Felipe diz: Oi Dr, tudo certo? Estou muito preocupado, realizei 5 sessões de laser co2 fracionado, imagina um homem musculoso com a perna ( coxa ) cheia, muito cheia de estrias, bom esse homem sou eu. Então, fiz as 5 sessões sendo que a última a médica disse que seria bem agressiva e , foi. Demorou cicatrizar e eu estou cheio de manchas marrons, olhando no espelho ou com um pouco de distância a gente não percebe não, mas quando se olha diretamente, elas estão ali e parecem que não irão sair tão fácil. Retornei ao consultório médico e ela me passou a hidroquinona. As manchas causadas por laser CO2 são reversíveis?

Anônimo disse...

Dra. uso ácido retinoico e hidroquinona.
Só que acabei esquecendo de passar filtro solar e numa ida ao supermercado acabei pegando sol. A mancha é irreversível? está horrível!

Anônimo disse...

Boa noite DRª, socorro estou desesperada, usei hidroquinona, sem orientação médica, por uns 7 dias, nas manchas de picadas, nas pernas, porém achei que usar só calça era o suficiente para proteger contra a luz, não passei protetor, porém como fez muito calor, suei muito, e começou a coçar, estou com umas manchas roxas em todo lugar que eu passei, isso é irreversível? pois está horrível, está pior do que antes, estou em depressão, choro o tempo todo, por favor me ajude, só consegui médico para o dia 13-03-15, usei pouco tempo será que essas manchas vão sair?
desde já obrigada!


Anônimo disse...

Muito bom esse blog, como muitas informações úteis. Moro em Natal/RN uma cidade com grandes incidências de raios solares durante todo o ano. Sou branca com algumas sardas no rosto e confesso que não tinha o hábito de usar protetor solar. Devido a uma depilação no buço mal sucedida, acabei ficando com uma mancha acima do lábio no lado esquerdo. Fui ao dermatologista e a princípio receitou acetonido de fluocinolona a 0,1% e protetor solar Silasoma fator 30. Deu uma suavizada, mas a mancha continua. Ao retornar ele receitou hidroquinona 1 vez ao dia por aproximadamente 40 dias. Após ler sobre esse composto estou meio "tensa" em proseguir com o tratamento, teria alguma outra alternativa, ou essa ainda é a melhor? Att. Mirian

Anônimo disse...

Boa tarde dra. Minha namorada pretende usar a hidroquinona para retirar o bronzeado nos antebraços. Esse produto serve para este uso? Obrigado.

Lorraine disse...

Boa noite doutora!!
Durante um tratamento com isotreitinoína me machuquei e acabou ficando uma cicatriz grande no ombro que constitui uma mancha mais escura, porém da mesma textura da pele.
Meu dermatologista me receitou Glyquin XM e um mês depois Vitacid Plus e tem funcionado muito bem desde março!!
No entanto gostaria de saber se essa mancha-cicatriz se trata de um melasma mesmo ou se é apenas uma cicatriz-mancha que vai clarear, como posso saber??

Minha segunda pergunta diz respeito à interrupção. Quando a mancha melhorar seu máximo sei que precisarei interromper os cremes, porém quanto tempo devo esperar para de fato poder voltar à vida normal (sem uma preocupação enorme com a proteção)?? Deverei sempre proteger mais essa área que o resto do meu colo?

Dra. Marinella Felice disse...

Lorraine, essa mancha não é melasma, é uma reação pós-inflamatória da sua pele. Se for somente uma mancha mesmo, assim que igualar o tom de pele, você deve proteger da mesma forma que as outras áreas do corpo expostas ao sol. Se for cicatriz, você sempre deve ter o cuidado de proteger mais para não escurecer novamente. Bjs!

Anônimo disse...

Dra. Estou usando suavicid na virilia, rosto e parte do bumbum... No rosto normal... Faz 3 dias ja... Porem na virilia e bumbum no primeiro dia descascou e saiu uma pele morta onde estava preto que a pele descascou ficou muito vermelho.. Nao arde.. Nao queima.. Apenas descasca e fica muito vermelho como se eu estivesse muito assada muito vermelho... Continuo?? Faz 4 dias ja usando toda noite nessas partes e toda manha amanhece mais descascado e vermelho vejo a diferença.. Porem xom muito medo... Vai ficar assim p sempre vermelho? Suspendo? Vai ficar pior?? Me ajude please

Anônimo disse...

Olá, Doutora!!!

Eu fiz uso de hidroquinona + ácido glicólico, mas infelizmente apareceu uma mancha marrom clara, entre as sobrancelhas...eu notei que tenho a pele mais sensível nesta região. Esta mancha é um dos efeitos colaterais da hidroquinona? Ela é permanente? Como devo tratá-la?

<>Clever disse...

Oi bom dia; gostaria de saber se cremes a base dessa substância obrigatoriamente "descamam" a pele ou isso não é necessário; pergunto pq um dermatogista receitou um creme com hidro + kejico para clareamento de olheiras e algumas manchinhas, estou passando a uma semana mas não vejo nenhuma descamação; é assim que deve ser mesmo? Obrigado :)

Anônimo disse...

oi doutora!! eu tenho 49 anos, sou branco, nunca fui de pegar muito sol, mas com a idade e o sol que peguei aos 20 anos, minha pele do pescoço tem algumas manchas, braço, peito/colo, são lisos e com algumas manchas, eu uso durante a noite o vitanolA e de dia , eu lavo, tonifico e uso hidroquinona nessas areas, comecei a usar hidroquinona adois dias, sem irritação nenhuma e o vitanol estou usando há um mes, não pego sol, nem na rua passo pelo sol, rsrs esta certo o meu tratamento? em qto termpo começa a fazer efeito? tem alguma dica?? obrigado, adorei o site!! é um dos meus favoritos!!

Anônimo disse...

Parabéns doutor pelo blog. E fico feliz em tem pessoas como a senhora disposta a sanar dúvidas de nos meros mortais. Minha dúvida é, Minha der dermatologista receitou me a hidroquinona para uma pequena manchinha na pele. Mas sem querer vi matérias relacionando seu uso ao câncer. Isso é verdadeiro? Grata pela atenção.

Unknown disse...

Parabens pelo blog Dra, nao sao todos os medicos que tem a dedicaçao a paciente por meio de redes sociais. Por gentileza, queria mto que me tirasse uma duvida. Fiz uma micropigmentação nas sobrancelhas, so que nao gostei do resultado, apos 9 meses fiz uma despigmentação quimica, clareou pouca coisa, entao a fisioterapeuta que fez o procedimento pediu pra usar hidroquinona. Comprei e to usando a 4 dias, mas so clareou um pouco no canto externo da sobrancelha, nao to percebendo melhora. Ps:. Ta um pouco vermelho no local, mas nao sinto coceira, nem tem aparecimento de bolhas. Desde já agradeço Dra.

Jessica disse...

Ola boa Tarde, me chamo Jessica e tenho algumas manchas de espinhas na rosto mas são poucas e tbm estou notando linhas de expressão comprei a suavicid oque vc acha sera qe resolve ?

Anônimo disse...

Oi Dra uns anos atraz usei hidrroquina no colo e pescoco e irrtou e envermelhou o que posso usar para reverter essa situacao obrigado

Unknown disse...

Olá, boa noite! Estou usando suavicid na região da virilha existe algum problema em usar o medicamento nessa região ? Obg !

Unknown disse...

Olá, boa noite! Estou usando suavicid na região da virilha existe algum problema em usar o medicamento nessa região ? Obg !

Anônimo disse...

Boa tarde tenho manchas n rosto à algum tempo MS consultei e a soutora passou acido retinoico, ácido kojico, hidroquinona e hidrocortisona, me diga se serve e quando parar as manchas podem voltar( acne q machuca e fica manchsdo) agaurdo resposta só tem uma semana q uso 3v.

Unknown disse...

bom tenho 16 anos tenho manchas vermelhas no rosto por causa das espinhas e da acne queria sabe se a pomada hidroquinona ela clareia esaas manchas e quanto tempo demora pra clarea e se as manchas somem e fica o rosto sem nenhuma mancha...Por favor me ajuda nao aguento esas manchas acaba com minha auto estima

Sueli SP disse...

Dra, com relação ao melanoblock, qualquer dermato pode prescrever? Caso não, poderia me indicar algum em SP que eu possa ter a receita?
Usei Suavicid no meu rosto devido ao melasma , mas voltam piores.

Agradeço desde já

Unknown disse...

Olá doutoura!
Bom, eu tenho manchas no rosto devido as espinhas. Gostaria de saber se a hidroquinona 2% poderia ajudar a clarear um pouco ou eu deveria usa um pouco mais forte. Agradeço pela atenção!!!

Anônimo disse...

Boa noite gostaria de tirar a dúvida ,nao fez nen uma semana que estou usando hidroquinona e já estou com minha pele avermelhada e resecada e com algumas bolinhas e com uma coceira devo parar de usar

Unknown disse...

Olá doutora, fiu em uma estética e foi feito um peeling tca , estou com uma mancha em uma das bochechas estou passando glyqin há um mês está clariando aos poucos, gostaria de saber se isso está correto, uso protetor solar todos os dias

Unknown disse...

Boa noite, fiz um peeling tca e estou com uma mancha na bochecha , estou usando glyqin a um mês e está clariando aos poucos, gostaria de saber se isso está certo? Uso protetor solar todos os dias

Anônimo disse...

Olá doutora, passei hidroquinona no rosto que tinha um machucado, quando começou a cicatrizar,a pele não pigmentou, ficou branca. Gostaria de saber o que posso fazer para voltar a cor normal,pois sou mulato. Obrigado

Unknown disse...

Olá, Dra tenho muitas manchas escuras nas nádegas ocasionadas por foliculites, como faço pra tratá-la, já que estou amamentando?

Unknown disse...

Olá Dra tenho muitas manchas escuras nas nádegas ocasionadas por foliculites, como faço pra tratá-las, já que estou amamentando?

Unknown disse...

Oi, to usando a hidroquinona faz mas ou menos uma semana, e tenho verilhas e axilas meio escuras, e por eu ter a pele bem clara isso me encomoda um pouco! À hidroquinona vai fazer clarear essa área? Obs: to usando a hidroquinona pura, sem nenhuma outra substância. Obrigada abraços!

Unknown disse...

Usei hidriquinona plus durante tres meses....clareou bastante...depois do término ...usei vitanol A e começou a manchar tudo de novo o q eu faço...o meu problema maior e o buço ...esta parecendo um bigode ...me ajuda por favor não sei mais o q faço...

Unknown disse...

Usei hidroquinona Plus por 3 meses...minha pele clarou bastante ...depois do termino usei vitanol por 5 dias e voltou a manchar...o q eu faço meu buço esta com manchas muito escuras

Unknown disse...

Boa noite doutora, meu nome é Gisele, tive bebe a 4 meses e minhas axilas escureceram muito! Me indicaram hidroquinona, na farmácia me indicaram SUAVICID, Então usei de noite e só fui tirar no outro dia a noite. Qdo olhei minhas axilas estai super pretas , ao redor vermelha, a situação piorou 1000 vezes. Será q é pq estou fazendo depilação a lazer? Ou pq uso bicarbonato de sódio sempre? Tem como reverter? Estou desesperada por favor me ajude

Luana Oliveira disse...

Doutora tive uma queimadura de primeiro grau no queixo que resultou numa mancha escura muitos falam que essa mancha sai naturalmente, mas ela me entristece muito, estou usando vitacid será que ele pode tirar essa minha mancha?

Anônimo disse...

Olá doutora, bom, vim aqui mais para pedir sua ajuda , estou curioso antes de ir ao dermatologista , mais tipo quando eu tinha 13 anos , eu tive umas espinhas abaixo do meu labio , e eu vi uma pomada chamada hidroquinona naquele tempo , eu nao sabia para que servia , somente peguei e espalhei um pouco em contorno daquelas espinhas , só que como eu era uma criança eu não sabia dos efeitos colaterais , e no outro dia me expus muito ao sol, e ao passar do tempo ficou uma mancha escura embaixo do meu lábio, e retornei a passar o hidroquinona , mais nunka usava protetor , e eu não sabia. Hoje tenho 17 anos , sofro com essa mancha escura... Sou um tipo de cara muito vaidoso , e quero sempre manter uma boa aparência , e tipo me sinto incomodado com essa mancha , Hoje estou usando o Vitacid Plus , ele está dando bons resultados , estou usando protetor fator 30 todos os dias e o protetor de 2 em 2 horas, eu sinto que está dando resultados , só que depois da uma escurecida novamente :'( , eu usa ele 2 vezes por semana.. Mais ela sempre reaparece , não aguento mais , isso meche muito com minha autoestima , e queria saber se você poderia tirar minhas duvidas... Obrigado , abraço!

Unknown disse...

Ola .Dra, gostaria que me infomasse se eu estando ainda amamentando posso usar a hidroquinona?

Unknown disse...

Doutora..
Já usei medicamentos manipulados, receitados pela minha dermatologista, para atenuar manchinhas de espinha que tenho no peito, braços e barriga. Gostaria de saber, se por acaso pomadas como a Suavicid, que usam a fórmula de kligman (hidroquinona), também pode ser usado nessas regiões? Não tenho melasma. Seria mais para o corpo mesmo. Minha pele do corpo é bem branca, e ficou marcada por espinhas.
Muito obrigada!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Olá o ácido retinoico clareia manchas de aCNE?

Anônimo disse...

Boa noite DRA.Marielle. No meu casa tenho algumas manchas no corpo, e principalmente nas pernas que me incomoda muito. Essas manchas sao causadas por qualquer tipo ferimento, seja de qualque coisa, de uma queta, corte, ou picada de musquito. Oque acontece e que tenhos varias marcas que me incomada bastante. Tenho marcas dra. antigas de quando eu era menina.. e eu gostaria muito de saber se a Hidroquinona pode clarear ou ate mesmo sumir com essas manchas? Por ex. faz um mes que queimei minha perna, mas ja se catrizou e ja ficou a marca da queimadura, tipo, mais uma. Por favor DRA. peco sua ajuda. Obrigada pela atencao.. BOA NOITE!

Unknown disse...

Olá doutora,
É que comecei a usar suavicid , hidroquinona na região da virilha.
Vi muitas coisas negativas sobre ela.
Oque vc me diz , continuo?

Anônimo disse...

Olá, td bem?
Apareceu algumas estrias escuras no meu quadril, gostaria de saber se o uso do vitanol A trará algum resultado? Obg!

Anônimo disse...

Olá, usei o suavicid na virilha e no início me dei bem. Não tive irritação, ardência, coceira, vermelhidão... Só que um dia, me assustei ao ver mina virilha roxa. Muito roxa. Não sei se essa mancha sai. Gostaria de ressaltar que essa parte sempre esteve coberta, e usei protetor solar fator 50.

carol c. winchester disse...

Bom dia doutora
Estou usando um creme a base de hidroquinona á noite, pela manhã lavo bem o rosto e aplico o klassis, espero secar e aplico o protetor com cor de base, as manchas clarearam bastante mas quando tiverem sumido como faço a manutenção? Pois já fiz esse tratamento antes quando parei de usar as manchas voltaram.

Unknown disse...

Boa noite, doutora. Comecei s usar hidroquinona na virilha e na axila há um mês, sempre uso protetor solar fator 60. Nunca tive irritação na virilha, porém na axila setia um pequeno purido. Contudo notei que a região estava ficando escura, um tom meio azulado. O que faço?

Unknown disse...

Boa noite! Sou negra , tenho 20 anos. Comecei a usar hidroquinona devido a algumas manchas que tinha no rosto por causa de espinhas , mais dentre 4 dias de uso piorou. As manchas de espinhas continuam e em redor onde foi aplicado deu manchas escuras roxas. Oque posso fazer ? Tem como reverter ou isso é comum ?

Luciene disse...

Olá Doutora, fui em uma dermato ela me receitou a usar para a melasma Glyquin xm,eu terei que usa-lo junto com outro clareador ou somente ele, pois não me informou não,ai eu vi aí alguns falando que tem que ser com outro então estou em dúvida porque comecei usa lo e não usei outro só ele msm, vc pode me receitar outro que usar junto com ele?

Unknown disse...

Olá doutora usei hidroquinona por 3 dias na virilha e entre coxas , coneçou a ficar muito vermelho e ardendo agora tá parece queimadura dói muito mal posso tocar como se tivesse derramado água quente to desesperada oque faço?

Unknown disse...

Boa noite DR. Usei 2 vezes a Hidroquinona na região está um pouco avermelhada é normal?
Muito obrigada. Abç

Unknown disse...

Boa noite DR. Usei 2 vezes a Hidroquinona na região está um pouco avermelhada é normal?
Muito obrigada. Abç

Munique disse...

Boa tarde,dr. Minha dermatologista receitou hidroquinona 8% + ácido glicólico 5% 3x por semana para machas na axila e virilha, mas estou com medo de manchar mais ainda. Devo realizar o tratamento?

Helianeidelima@hotmail.com disse...

Eu use hidroquinona e sempre usei protento solar na verilhas nas cochas e fico vermelho e depois escureceu ainda mas com uma queimadura oq eu faço

Rosinha disse...

Bom dia Dr, eu estava com algumas manchas de sol e de espinhas no rosto que estava me incomodando, utilizei hidroquinona 4℅ no rosto todo porque era difícil delimitar as áreas manchadas. No entanto, com 15 dias percebi que clareaou muito uma regiãode uns 4 centímetros ao redor do nariz e boca e o resto do rosto ainda muito escuro. É nítida a diferença,meu rosto ficou com a aparência manchada. Estou usando o creme apenas na região mais escura. Estou fazendo certo?

Anônimo disse...

DOUTORA APARARECEU UMA MANCHA ACIMA DOS MEUS LABIOS DE COR MARROM BEM ESCURA , FORTE , MEUS LABIOS ESTAVAM MUITOS RESSECADOS E FUI AO DERMATOLGISTA ELE PASSOU UMA POMADA COM BASE DE HIDROQUINA E MANDOU PASSAR APENAS NA MANCHA, FOI O QUE FIZ, APOS O USO FICOU VERMELHIDAO, PELE RESSECADAS, DESCASCANDO E COCEIRA. E PIOR AO REDOR DA BOCAA FICOU UMA MANCHA AS REDOR DA BOCHA MAIS CLARO QUE MEU TOM DE PELE, UM TIPO DE DESPGMENTAÇÃO PARA A MEU DESESPERO,ENTAO PAREI O USO DO MEDICAMENTO , RETORNEI AO DERMATOLOGISTA ELE PASSOU UMA POMADA MAIS FRACA, MAS ESTOU COM MEDO ATE DE USAR E ESSA MANCHA ENORME E MAIS CLARA QUE ESTA AO RECOR DA BOCA AUMENTAR, ESTOU DESESPERADA, ME AUDEM, TENHO VERGONHA DE SAIR, TA FEIO MUITO FEIO , CHORO E TENHO VERGONHA DE OLHAR NO ESPELHO

Unknown disse...

Boa noite coloquei o botox poco aplicar a pomada suavisid?

Pri Gomes disse...

Olá,
Tenho manchas de acne e melasma. Minha dermatologista me receitou Tri-luma, porém depois de ler a bula da medicação e pesquisar vi que a pomada é utilizada para casos de melasma. Gostaria de saber se deveria usar nas manchas de acne também. Desde já, agradeço.

danusa wasem disse...

ola dr marinella tudo bem eu nao tenho manchas na pele mais tenho espinhas e cravinhos algumas aparentes minha pele e clara sera que posso usar idroquinona retiar os cravinhos

Unknown disse...

Oi do tora eu estou usando hidroquinona 2 mas não vejo resultado tenho 25 e tenho mancha pequena da gravidez e que devo passar ?

Laudecy disse...

Boa noite tenho uma amiga q fez selante E queimou a testa dela e ela é morena e descascou e ficou branco oq fazer para voltar a cor morena

Unknown disse...

O meu problema com pelos encravados deixou só algumas manchinhas que estão saindo. As que ainda estão um pouco vermelhas serve passar o hidroquinona? Minha dermatologista indicou para uma mancha escura que eu tinha entre as pernas e que com 17 dias saiu tudo. Hidroquinona serve só pra manchas escuras ou manchas avermelhadas também? Pf me ajuda

Unknown disse...

Olá Dr tenho melasma fui ao dermatologista ele me receitou vitacid plus creme mas já usei o tubo todo e não vi resultado nem ardeu a pele e nem descamou nao clareou as manchas queria saber se tem outro ácido mais potente do que o vitacid ou se o melasma que tenho nao tem como clarear com pomadas.desde ja muito obrigada

Alexia disse...

Trabalho em uma escala 12X36, a medica me receitou hidroquinona para manchas da virilha, axilas e pescoço.
Devido a minha escala de trabalho tenho que usar em dias alternados (dia sim, dia não) isso comprometerá a eficácia do medicamento? Conseguirei obter o resultado desejado? Minha medica receitou Vitanol A pro rosto. Posso usar no pescoço? Caso eu queira fazer a troca do hidroquinona por ela?
Desde ja, obrigada.

Anônimo disse...

Olá
Fui pro dermatologista mim encomendou eu usar
hidroquinona 4%
Tretinoína 0,05%
Desonida 0,05%
Em gel
Mais minhas mancha clareou muito
Sou morena ficou branca
Gostaria de saber se tem algo qui faça com quer venha minha cor normal?
Desde já , agradeço muito

Anônimo disse...

Olá meu nome é Marcos e gostaria de saber se posso usar no rosto o cicatricure durante o dia e hidroquinona a noite? Obg. Pela atenção.

Andreane disse...

Ola, como retirar a mancha branca causada pela hidroquinona?A mimha dermatologista passou um medicamento que vem hidroquinona, e ao redor da mancha escura, ta uma mancha branca, como faço pra tirar?
Desde já agradeço !