Pesquisar Neste blog

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Envelhecer com dignidade


Essa semana recebi a seguinte pergunta de um leitor: “Até que ponto esses produtos podem fazer efeito comparado com uma pessoa que não usa nada?” Achei muito interessante e resolvi fazer um post explicativo.


A foto acima é de duas irmãs gêmeas e foi tirada quando elas tinham 71 anos. A da esquerda, mais exposta à radiação solar que a irmã, apresenta os sinais claros causados pelo fotoenvelhecimento, como a elastose (destruição das fibras elásticas da pele), que dá esse aspecto de “uva passa”. Outras alterações que podem ocorrer são manchas, modificação da estrutura da pele e, às vezes, câncer de pele. Impressionante, né?

A nossa pele sofre durante a vida dois tipos de envelhecimento:
  • Intrínseco, que ocorre naturalmente, determinado geneticamente.
  • Extrínseco (fotoenvelhecimento), que é provocado pela exposição incorreta ao sol. 80% dos sinais visíveis do envelhecimento são causados pelo sol. Este aqui é o que causa maior dano à pele, em comparação ao provocado pela natureza.
Para retardar o envelhecimento, precisamos de uma reeducação. Isto quer dizer reeducação solar  (filtro solar, chapéu, boné, sombrinha), alimentar (menos alimentos condimentados, com gorduras saturadas e mais água e vegetais), de hábitos de vida (evitar fumo e bebidas alcóolicas), entre outros. 


Independentemente de qualquer coisa que façamos, as rugas de expressão são implacáveis e uma hora vão começar a aparecer. Com o passar do tempo, ocorre diminuição da espessura da pele, da proliferação celular e da produção de colágeno e elastina, responsáveis pela sustentação e elasticidade da pele. Também aparecem as rugas de expressão, provocadas pelo movimento normal do rosto, como sorrir ou franzir a testa.


O protetor solar evita os sinais de envelhecimento, mas sozinho não resolve. Por isso entramos com os hidratantes, cremes antioxidantes, ácidos e produtos que auxiliam em uma melhor troca entre as células. Esses cremitchos são fundamentais, principalmente na prevenção.

É complicado descobrir uma fórmula mágica para interromper o envelhecimento, justamente porque existem vários fatores atuando conjuntamente para chegar ao efeito final.

Atualmente, existem inúmeros procedimentos à disposição nos consultórios dermatológicos para te ajudar a envelhecer com dignidade.

Depois destas informações, não há como ficar parada vendo o tempo passar. A dica de hoje é: “envelhecer sim, se entregar jamais!”.

9 comentários:

Gleuza Carmo Silveira disse...

Olá Dra. Marinella! Nossa, o sol realmente é um vilão... e vivendo num país "super solar" como o Brasil fica um pouco difícil evitar o fotoenvelhecimento.
Beijos!

Aninha disse...

Dra. Marinella, minha casa tem muitas janelas que ficam sempre abertas, por isso todos os cômodos ficam bem iluminados pelo sol. Mesmo não se expondo ao sol diretamente, essa claridade pode causar envelhecimento? Obrigada pela atenção!

Adriana Prado disse...

Me lembrei de duas gêmeas idênticas que conheci alguns anos atrás. Nelas eu vi esta verdade. Uma gostava de pintar muito o cabelo, muito lápis no olho (o problema é que ela não tirava nunca, rsrss), adorava ficar se bronzeando ao sol e fumava. A outra, não pintava o cabelo, não usava maquiagem alguma, não fumava e dificilmente se bronzeava. Bem, eu só acreditei que eram idênticas porque os traços não deixavam mentir e a família me mostrou muitas fotos, histórias, etc. Mas, era visível e indiscutível a diferença da pele e do cabelo.
Se antes de conhecê-las eu já tinha meus cuidados, depois disso me joguei, rsrss.

Beijo

Dra. Marinella Felice disse...

Gleuza, o Sol realmente é vilão para quem não toma os devidos cuidados, mas também tem a sua importância para a saúde. Bjs!

Dra. Marinella Felice disse...

Quanta delicadeza em parar para fazer esse comentário! Muito obrigada pelas perguntas e contribuições ao blog!

Dra. Marinella Felice disse...

Aninha, a luz indireta também causa o fotoenvelhecimento, assim como as lâmpadas fluorescentes, luz do computador e televisão, por isso deve-se usar filtro solar mesmo em casa.

Unknown disse...

Ola, Dra, tudo joia? eu achei seu blog e amei as dicas....:) gostaria se pode me da uma dica de um creme para area dos olhos , tive dando uma pesquisada pela internet e vi muita gente elogiando o hydracid q20, e' bom para a area dos olhos mesmo? obrigada querida...bjsss Luciane

Unknown disse...

Ola minha querida...gostaria de saber se vc poderia me dizer se este produto realmente e' bom Svr Hydracid Lift‎ para area dos olhos? E se nao for tao bom, poderia me da uma dica ...obrigada...bjsss Luciane

Dra. Marinella Felice disse...

Luciane, o Hydracid lift dá o "efeito cinderela", tensionando a área ao redor dos olhos, mas tem poucos componentes para tratar essa região. Talvez seria bom associar com outros tratamentos. Bjs!