quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Axilas e virilhas escuras


Está chegando a época de abusar das regatas e biquínis. E aí surge a preocupação com as manchas escuras nas axilas e virilhas. Mas, calma!  Existe solução para este problema!

Por que elas escurecem?
Basicamente por três motivos:
- Por uma predisposição genética. Algumas mulheres, principalmente as mais morenas tem uma maior tendência a pigmentar a pele.
- Por uma questão hormonal. A pele na virilha torna-se mais escura após a puberdade, durante a gravidez e amamentação.
- Por causa de qualquer trauma ou atrito na região. Aqui é aonde podemos interferir prevenindo as manchas!!!

Como prevenir?

  • Reduzir ou eliminar o trauma das depilações freqüentes
 Depilar traumatiza a pele. Quanto mais freqüente for, pior! É muito comum após a depilação a pele ficar irritada e vermelha (inflamada). Essa inflamação estimula a produção de melanina na região, o que significa manchas escuras.

O ideal seria a redução definitiva dos pêlos com a depilação a laser. Outra vantagem desse método é clarear a pele e acabar com os pêlos encravados. É um mega conforto!

  • Diminuir o atrito na região - roçar da pele com pele
 As axilas e virilhas são áreas de dobras, dessa forma o próprio movimento do corpo faz um atrito de pele com pele, principalmente em quem está acima do peso. Nesses casos vale a pena proteger a pele. Isso pode ser feito com bermudinhas por baixo da saia ou vestido, ou com pomadas protetoras de barreira (ex: Bepantol, Hipoglos). Evite tecidos pesados e muito justos como calça jeans, principalmente nos dias quentes.

  • Não CUTUCAR!
 Resista bravamente tentar remover os pelinhos encravados com a pinça. Isso só piora a situação!!!!! Delicadamente pode-se usar cremes esfoliantes 1 vez por semana.

  • Use produtos neutros e sem álcool
 Muitas vezes os corantes e perfumes dos desodorantes ou dos hidratantes corporais irritam a região.


  • Use e abuse do protetor solar
 Por fim, escondam as manchas do sol. A exposição aos raios UV escurecem ainda mais qualquer tipo de mancha.


Se já manchou...

As medidas preventivas são essenciais! Por mais que o resultado do tratamento para clarear seja eficaz, se não houver prevenção, elas voltam!

Existem diversos clareadores no mercado. É importante que os tratamentos sejam individualizados, respeitando a tolerância da pele de cada pessoa. Realmente a consulta com o dermatologista é fundamental. Além dos cremes podem ser associados peelings superficiais e o laser.

Por último, se não der tempo de tratar, disfarce! Use maquiagem a prova d’água, faça retoques a cada mergulho, use uma canga ou shortinho lindo e não deixe de aproveitar as coisas boas da vida!

Nenhum comentário: