Pesquisar Neste blog

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Protetores solares


Tomar sol é uma delícia, mas é preciso lembrar que o rei dos astros também pode ser traiçoeiro. Todo mundo sabe que os raios solares são capazes de causar rugas, manchas e até câncer de pele. Independente da cor da pele todas nós precisamos de altíssima proteção UVA e UVB para o rosto, já que as rugas e manchas são democráticas e, infelizmente, aparecem em todas as pessoas. Por isso, no rosto, FPS 30, no mínimo!

Os raios ultravioletas irradiados pelo sol atingem a Terra com intensidade suficiente para agredir a pele seriamente e causar câncer.
Fonte: jootix.com/view

A radiação ultravioleta B (UVB) é a responsável pela maioria dos efeitos carcinogênicos (que dão origem ao câncer) na pele. A UVB é mais intensa entre 10 e 16 horas. É aconselhável, então, evitar exposição solar durante este período.
A radiação ultravioleta A (UVA) induz ao fotoenvelhecimento e está relacionada com o desenvolvimento do melanoma maligno.
Existem 2 tipos de protetores:
1. Barreira física
Esse tipo de filtro forma uma película que reflete o raio solar. Ele bate nela e se dissipa.
2. Barreira química
As moléculas desse filtro absorvem os raios, transformando-os em outro tipo de energia, inócua para a pele.

O fatores de proteção solar (FPS), característica de todos filtros solares, é uma medida de quanto tempo uma pessoa pode ficar exposta ao sol, sem se queimar. Quanto mais alto o valor do FPS; maior a proteção que o filtro solar oferece contra raios UVB (a radiação ultravioleta que causa a queimadura solar) e UVA (mais associada aos danos de longo prazo na pele). Por exemplo, uma pessoa que se queimaria depois de 10 minutos no sol, se protegida por um filtro solar FPS 10 (10 vezes mais proteção), estende o prazo para 100 minutos (1 hora e 40 minutos). Claro que isso só acontece se você tiver aplicado a quantidade correta do produto. A Academia Americana de Dermatologia (AAD) recomenda usar o equivalente a 1 xícara de café cheia de protetor para o corpo todo (para cada aplicação!!!).

Por outro lado, quanto maior o FPS maiores são as chances de desenvolver uma  sensibilização cutânea (alergia de pele), devido ao aumento da concentração de substâncias químicas. Por isso é importante consultar um médico para saber a necessidade da sua pele. Além disso, quanto maior o FPS, mais oleoso é o produto.
Na praia a luz solar é refletida de forma muito intensa pela areia (17%). Assim, mesmo embaixo da barraca ou na sombra, o filtro deverá ser aplicado. Não reserve o uso dos filtros solares apenas para dias ensolarados de verão. Mesmo em um dia nublado, 80% dos raios ultravioleta ultrapassam as nuvens. Além disso, a luz visível (das lâmpadas da sua casa) também queimam.
Na hora da escolha do seu produto, preste atenção em algumas características desejáveis em seu protetor:
·         Anti UVA e UVB: filtros que protegem tanto contra os raios ultravioleta A e ultravioleta B. A maioria só protege contra UVB.
·         Hipoalergênico: utiliza substâncias que geralmente não provocam alergias.
·         Livre de PABA ou "PABA Free": filtros que não contém a substância PABA, que é um conservante com alto poder de causar alergias.
·         Livre de óleo ou "oil free": filtros cujos veículos não contêm substâncias oleosas. São os mais indicados para pessoas de pele oleosa ou com tendência à acne.
·         Não comedogênico: filtros que não obstruem os poros, evitando assim a formação de cravos. São também indicados para pessoas de pele oleosa e com tendência à formação de cravos e espinhas.
Obs: Protetor com cor garante uma blindagem mais efetiva, além de disfarçar as manchas. Na falta desse tipo de produto, pode-se aplicar um protetor comum com FPS 30+ e, na sequência, uma base ou pó compacto. Se o produto também tiver FPS, melhor.

Em outro post falarei de alguns protetores que adoro.

Nenhum comentário: