Pesquisar Neste blog

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

O melasma e seus desafios



Olá, pessoal!
O “arroz com feijão” dos consultórios dermatológicos são as manchas. Existem vários tipos de manchas e seus tratamentos são variáveis, mas o motivo pelo qual mais nos procuram é o melasma.
E não há milagre, um creme ou laser ou cápsula para curar o melasma (pausa para indignação... pronto!). Mas existem, sim, tratamentos que se complementam nessa busca difícil, mas possível, pela pele mais clara e com o melasma mais controlado.
Obs: O laser Spectra, que eu já havia falado aqui no blog, não está mostrando a “cura” do melasma e está havendo rebote em alguns casos, como nos outros lasers.
A tendência dessa mancha é evoluir com o tempo, ou seja, aumentar de tamanho!!! E o objetivo do tratamento é clarear ou ao menos, paralisar esse processo.
Na minha humilde opinião, o segredo para um melhor resultado é alternar os cremes clareadores, associar cápsulas orais e peelings quando a mancha é resistente. Gosto de fórmulas com ativos que atuem na maior parte das vias de formação da melanina, para “cercar de todos os lados”...

O ideal é visitar o dermatologista de 3 em 3 meses, para tentar manter a mancha sob controle. Não desistir de tratar é fundamental!!!
Não se esqueçam do uso de um BOM filtro solar, de preferência com cor, da reaplicação a cada 2 horas e do Kit SOS verão com chapéu e óculos, OK?

Próximos posts com mais novidades do congresso...

9 comentários:

Letícia disse...

Olá Dra. Marinella! Adoro quando vc fala sobre melasma, já que eu sofro desse mal e adoro ler tudo a respeito disso. Nossa, e que triste até o laser Spectra não estar funcionando tão bem! Prova que essas manchas são realmente cruéis! Que coisa! Mas o que eu percebo, é que minha mancha escurece só com o aumento da temperatura, não sei, mas parece que ela se destaca mais... e descobri, que para o melasma, menos é mais... se agredir demais a pele com ácidos, ela piora... Mas e nesse último congresso, teve alguma novidade específica para o melasma? Bjs!

Adriana Prado disse...

O melasma é difícil de controlar, passei por um longo tratamento mas consegui controlar. Hoje, faço uso de ácidos para evitar e como anti envelhecimento porque, né... minha vontade mesmo era passar formol, rsrsrs.

Beijo

Roberta Damasceno Guedes disse...

Dra. marinella, vc já tratou algum melasma que melhorou 100%?

Unknown disse...

amoooo esse assunto.mas quero me livar deste carma melasma tb rsrsrs luto muito para me livrar e vou conseguir .rsrs obrigada doutora por postar. FAZ UM VIDEO UM DIA TODAS SEREMOS FELIZ UM ABÇAOOOOOOOOOO

Dra. Marinella Felice disse...

Letícia, lançaram 2 clareadores que só devem ser usados sob prescrição médica, por isso não citei aqui no blog. Bjs!

Dra. Marinella Felice disse...

Roberta, alguns melasmas da gravidez (cloasmas gravídicos) podem melhorar totalmente após o parto. Já tratei melasmas que melhoraram quase 100%, mas sempre fica a sombra vascular, que pode ser facilmente disfarçada com maquiagem/protetor com cor. Volte sempre ao blog! Abraços!

Dra. Marinella Felice disse...

Adriana e Celia, adoro os comentários de vocês! Grande beijo!

Unknown disse...

Dra.marinella tenho as virilhas muito escuras,por favor me ajude!ja fui ao DERMA,ja usei azelan,homoskin,hidroquinona 4% e nada!poxa que faço?bj. amei a nova cara do seu bloG NOTA 1000!!chiquerrimo.abçaoo

Dra. Marinella Felice disse...

Olá, Celia! Muito obrigada! Escrevi um post sobre isso que pode te ajudar... http://belezaaflordapele.blogspot.com.br/2012/10/axilas-e-virilhas-escuras.html