Pesquisar Neste blog

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Eu, os cosméticos e as alergias


Resolvi falar um pouco sobre a minha dermatite de contato porque talvez isso possa ajudar alguém que esteja com o mesmo drama...


Desde o final do ano passado, comecei a apresentar algumas lesões na face, que melhoravam com o tratamento e depois voltavam. Suspendi o uso de todos os produtos que estava usando. Depois voltei a usar, um a um, para descobrir qual estava causando o problema. Percebi que TODOS causavam irritação! (Imaginem o desespero!).

Então, conferi o rótulo dos produtos e percebi o que tinham em comum: PARABENO (um tipo de conservante). Assim que parei de usar cremes com esse componente, a alergia melhorou... Os parabenos são alguns dos principais causadores de dermatite de contato por cosméticos.



Dúvidas:

1.  A alergia pode aparecer depois de tanto tempo usando o mesmo produto? SIM. Chega até ser difícil para nós convencer o paciente a suspender o uso. O que ocorre é uma sensibilização, com consequente reação na pele.

2.    Como detectar?
Teste de contato: Nesse exame são colocadas diversas substâncias nas costas do paciente e após 2 dias, é feita a primeira análise. Outra leitura é feita no terceiro dia.


3.    Existe cura? NÃO. A partir do momento que ficamos sensibilizados, não tem volta, é alergia daquilo para sempre. Portanto, não invente moda. Se é alérgico, fique longe daquilo!

CUIDADO! O uso do termo HIPOALERGÊNICO na embalagem não significa que o produto não cause alergia. Ele pode não ter certas substâncias químicas, que estatisticamente causam mais alergias, mas outras continuarão lá e podem ser prejudiciais para outros tipos de alérgicos.

Beijos e até mais!

4 comentários:

Moema Ribeiro Guimarães disse...

Marinella, eu sou portadora de dermatite atópica desde a adolescência. As manifestações começaram com o uso de esmalte e depois passaram para os cosméticos, cremes hidratantes, cremes de tratamento, desodorantes e filtros solares.
Esmalte não uso tem mais de 25 anos, nem hipoalergênico. Cremes hidratantes e de tratamento tive que eliminar e cosméticos compro agora alguns importados. Filtros solares tenho uma porção de todas as marcas e uso alternados a cada dia. Assim vou driblando as alergias. Creme para o corpo só uso Eucerin e Cetaphil e de cosméticos o que tem me salvado são os da Clinique, principalmente lápis de olho, base e pó. Quando estou em crise com as alergias preciso usar um corticóide tópico. É uma doença difícil. E tudo tem que ser muito bem avaliado antes de comprar. Tolueno, Parabeno, manteiga de karité, corantes, álcool, perfumes, ácidos tudo irrita muito minha pele. Entendo perfeitamente o seu problema e fico triste e feliz ao mesmo tempo por você ser médica dermatologista. Triste por você ser portadora de dermatite o que vai te limitar muito no uso de produtos e feliz por você, por ser médica, poder começar a estudar os melhores produtos para a nossa pele tão sensível. Abraços. Moema Ribeiro Guimarães, a esposa do Roberson.

Clara Andrade disse...

Olá Marinella! Tenho uma alergia fortíssima nas mãos. Elas ficam cheias de fissuras. Já fui em vários médicos e pelo que tenho visto não tem cura! :( Você conhece algum creme super mega hiper hidratante que tenha o poder de regenerar essas fissuras? rs!

Ah! Eu já fiz teste de contato e tô me mantendo afastada de todos os reagentes que me afetam... rs! Obrigada desde já!!!! Bjinhos!

Dra. Marinella Felice disse...

Oi Moema, que bom te ver por aqui! Concordo com o que você falou... É ruim por um lado e bom por outro, pois vou ficar muito mais informada sobre esses produtos específicos, para ajudar ainda mais meus pacientes. Abraços a você e ao Roberson!

Dra. Marinella Felice disse...

Olá Clara! Geralmente o tratamento para esse tipo de fissura nas mãos é com creme com antibióticos, que necessita de receita médica. Eu precisaria te examinar para lhe indicar o melhor produto. Abraços!