Pesquisar Neste blog

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Mito ou verdade: Chumbo em batons causa câncer?




Olá!!

Muitos leitores têm me pedido para comentar sobre a polêmica questão da presença do chumbo em cosméticos. Será que ele é ou não cancerígeno? Tem circulado na internet uma nota com várias informações falsas, então vamos esclarecer o que é comprovado cientificamente...

A Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (International Agency for Research on Cancer, IARC) classificou o chumbo como “possivelmente carcinogênico para humanos” (grupo 2B), pois ele demonstrou ser cancerígeno em animais, mas não há evidências científicas suficientes para afirmar que seja em humanos.


O chumbo não é acrescentado aos batons. Ele pode aparecer apenas como contaminante dos corantes e pigmentos utilizados nas maquiagens. Além disso, as indústrias, para colocarem seus produtos no mercado, devem possuir dados de segurança destes, e cumprir as normas estabelecidas pela ANVISA.

Mas vale lembrar que ele pode ser absorvido pela pele em exposições prolongadas e o contato por curtos períodos pode provocar irritação local e vermelhidão. Mesmo em baixas concentrações, pode causar intoxicação, que leva ao que se chama saturnismo ou plumbismo.

A maioria dos batons que já foram testados tinham baixos níveis de chumbo, o que seria “seguro”ou insuficiente para provocar câncer de boca ou outros.

Esclarecido?

Beijinhos e até!

Nenhum comentário: