Pesquisar Neste blog

domingo, 13 de maio de 2012

Dossiê da Pele Sensível


Se o seu rosto reage ao frio, ao calor ou a cosméticos com vermelhidão, ardor e coceira, você pode fazer parte do grupo de 40% da população que tem pele sensível. Vamos ver como controlar esses sintomas?
1.     Que tipo de cosméticos devo usar?
Quem tem pele seca e sensível deve recorrer a cremes e loções hidratantes para reforçar a função de defesa. Se a pele for oleosa e sensível, recomenda-se evitar produtos de limpeza, como sabonetes e adstringentes, e álcool (que causam ardor). De uma maneira geral, existem substâncias que predispõem à irritação e outras que acalmam a pele. Prefira produtos com aloe vera, camomila, malva, enxofre, zinco e Feverfew (extrato de planta que acalma a pele).

2.   E se o produto causar irritação?
Ao suspender o uso do cosmético, espera-se que o problema desapareça em dois a três dias. Caso contrário, procure o seu médico.
3.   Qual o melhor filtro solar?
Cosméticos com filtro físico, como o dióxido de titânio e o óxido de zinco, que ficam depositados sobre a pele, refletindo a luz.
Exemplo: Skinceuticals FPS 50

4.   Posso usar cremes que combatem o envelhecimento?
Claro que sim! Mas não vá experimentando todos as novidades. O dermatologista deve avaliar os ativos ideais para a sua pele e indicar a freqüência de uso.
5.    Os tratamentos estéticos faciais estão liberados?
Depende. Peelings e microdermoabrasão removem a camada de defesa da pele, o que pode aumentar ainda mais a sensibilidade. Por outro lado, os tratamentos que utilizam luzes, como o laser, a luz intensa pulsada e os LED’s (diodos emissores de luzes), beneficiam a pele sensível por cuidar da vermelhidão e dos vasinhos no rosto.

2 comentários:

Anônimo disse...

Se o filtro solar é físico pq temos de reaplicá-lo???

Dra. Marinella Felice disse...

Os filtros solares dificilmente duram o tempo previsto na embalagem, mesmo se fosse aplicada a quantidade correta. Eles vão saindo com o suor, atrito, contato com a água e mesmo sendo físicos, devem ser reaplicados a cada 3 horas.