Pesquisar Neste blog

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Questão de pele

Desde o século XX utilizamos a classificação dos tipos de pele proposta pela cosmetóloga Helena Rubinstein. Ela divide a pele em normal, seca, oleosa e mista. O problema dessa classificação é que não leva em conta outros parâmetros que são fundamentais para a avaliação mais completa da pele. Na prática percebe-se que duas pessoas usando os mesmos produtos, uma pode ter ótimos benefícios e a outra não. Foi pensando nisso que resolvi escrever esse post.
A dra. Leslie Baumann definiu que devem ser avaliados 4 parâmetros para descrever com maior precisão o seu tipo de pele:
Seca x Oleosa:  A pele oleosa aparece brilhante, e as pessoas com esse tipo de pele devem preferir produtos em gel, loção “oil free” ou em pó. A pele seca apresenta-se opaca e descamativa. As pessoas de pele seca apreciam produtos em creme. Esse parâmetro não é afetado só pela produção de óleo, mas a condição da barreira da sua pele também é importante.

Sensível x Resistente: A pele sensível fica facilmente vermelha e irritada, mesmo com o uso de produtos “suaves”. Essa pele também pode ter tendência a desenvolver acne, rosácea e dermatites. Já a pele resistente tem uma barreira da pele resistente e geralmente necessita de produtos com ácidos fortes ou com alta concentração de ativos para ocorrer penetração na pele e obtenção do resultado desejado.
Fonte: saude.sapo.pt

Pigmentada x Não Pigmentada: Pigmentada é a pele com tendência a manchas escuras, como melasma, manchas de sol e sardas.
Fonte: inter-netblog.blogspot.com
Enrugada x Firme: Esse parâmetro é o melhor indicador de como sua pele envelhecerá, baseia-se tanto nas características genéticas quanto no estilo de vida.
Considerando todos esses parâmetros teremos 16 tipos de pele, ao invés de 4. Isso favorece o tratamento mais completo, que abranja todos os aspectos da sua pele.
Descubra o seu tipo de pele respondendo a algumas questões disponíveis no site abaixo:

Nenhum comentário: