Pesquisar Neste blog

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

As temidas olheiras...


Ah, as olheiras. Aquele sombreamento ao redor dos olhos é o terror das mulheres. A pele pode estar ótima, mas por que as danadas estão sempre lá e mesmo depois de uma noite bem dormida?
A questão é que elas ocorrem por fatores distintos. Pode ser pela associação de manchas escuras e da microdilatação de vasos sanguíneos na região ou por razões genéticas e anatômicas. Algumas pessoas já nascem com a pele mais pigmentada ou têm os “olhos fundos”, quando a área ocular é mais côncava.
O cansaço, o estresse e o acúmulo de bolsas de gordura abaixo dos olhos acentuam o problema, mas não são a sua causa principal. Um histórico de alergia respiratória, como rinite , sinusite e bronquite agrava as olheiras. Os arcos escuros também costumam ficar mais evidentes com o passar da idade. A pele fica mais fina e assim os vasos sanguíneos ficam à mostra.

Para o tratamento não há nada milagroso para fazer com que as olheiras desapareçam, mas elas podem melhorar MUITO!


Para prevenir
Você pode investir no uso diário de filtro solar com FPS de fator 15, no mínimo, ao redor dos olhos. Pode usar o mesmo protetor do rosto desde que seja “testado oftalmologicamente” ou específico para a região.
Para tratar

• Cremes: eles agem na drenagem local melhorando a vasodilatação venosa e inibindo a produção de melanina, clareando assim a olheira;

• Peeling: Os ácidos causam uma esfoliação suave da região com clareamento.

• Carboxiterapia: com a infiltração subcutânea de gás CO2 (gás carbônico), há um aumento das trocas de oxigênio no local e melhora da irrigação e nutrição celular. O descolamento físico promovido pelo gás estimula a formação de novas fibras de colágeno, melhorando também a flacidez da pele.

• Laser: mais especificamente a Luz Intensa Pulsada, que destrói os vasinhos, atinge o pigmento e clareia as manchas. O número de sessões varia de acordo com cada caso, mas são indicadas em média 4 sessões. O ideal é fazer uma manutenção a cada 10 meses.

Cada caso deve ser avaliado individualmente e traçado o seu plano de tratamento para recuperar a área dos olhos. São muitas as possibilidades, e uma delas, sem dúvida, foi feita para você!

5 comentários:

Thaísa Moreira Guimarães disse...

Porque você pôs minha foto aí? Comecei a usar um creminho da Nivea q a Tania me deu... não vi efeito ainda não.

Anônimo disse...

Olá doutora,
tive a recomendaçao de fazer preenchimento de olheira. É isso mesmo? tenho a pele beeem fininha, vejo os vasinhos do meu rosto.Minha olheira é meio roxa.

Dra. Marinella Felice disse...

O tratamento das olheiras depende do tipo de olheira. O preenchimento é indicado quando essa região é mais "profunda", criando uma espécie de sombra. Nesses casos, melhora muito. Em alguns pacientes, associamos várias técnicas de tratamento... Confie no seu dermato, que deve ter te indicado o melhor. Bjs!

Marcela disse...

Quais creme têm no mercadO indicados para olheiras? DA VICHY,LA ROCHE, ROC. Poreria me informar alguns?

Dra. Marinella Felice disse...

Marcela, não posso indicar nomes de medicamentos aqui sem te examinar. Além disso, é proibido pelo CRM, como coloquei na barra lateral direita do blog.