Pesquisar Neste blog

domingo, 30 de junho de 2013

Os Superclareadores Parte 2



Olá, pessoal!


Observei que o post mais lido desde que criei o blog é “Os Superclareadores”. Mas deveria ser o que falei sobre “O uso de ácidos e as reações da pele”. Por que estou dizendo isso? Porque por melhor que seja o clareador, ele pode irritar e ESCURECER a pele!

A irritação contínua e o uso inadequado do protetor solar levam ao escurecimento da mancha! Tudo o que não queremos, né? É assim que a nossa pele reage contra as inflamações: escurecendo! Tenha paciência, pois o clareamento é gradual! É melhor usar um produto suave, que não irrite e que produza esse clareamento de forma mais lenta. Ou seja, às vezes você quer acelerar o processo, mas vai acabar lentificando...


Além disso, a pele do corpo é diferente da do rosto, que cicatriza mais rápido e melhor. Geralmente um creme mais “potente” que pode ser usado no rosto, não é o mesmo que pode ser aplicado no corpo.

Quanto ao tratamento dos melasmas, todo mundo sabe que é chatinho e demorado. A questão é que não existe nada que remova essas manchas. Sempre que vou começar o tratamento de um paciente, tenho que falar dessa triste constatação. Porém, incentivo todo mundo a tratar.


Sempre há como melhorar e atenuar as manchas. Procuro usar o máximo de armas contra o inimigo, sem vencê-lo, mas com o melhor que se pode fazer. Por exemplo, associando um clareador noturno, um anti-oxidante de manhã, um anti-oxidante via oral, e filtro solar (é claro! O MAIS importante).

Algumas vezes, a pessoa tem a mancha clareada no melasma, mas resta uma espécie de sombra residual, que incomoda o paciente. Essa sombra podem ser vasinhos residuais, pois geralmente onde existe uma mancha de melasma, sempre existem vasos sanguíneos. Solução: tratar essa “sombra” com substâncias usadas na rosácea.

Ficam as dicas! Beijos!


23 comentários:

Anônimo disse...

Tem algum problema usar dois antioxidantes orais no mesmo dia? Estou fazendo uso da luteína e do pignogel. Um pode diminuir a eficácia do outro?

Dra. Marinella Felice disse...

Não tem problema! Abraços!

Manuela disse...

Pq usar produtos para rosácea nas manchas residuais? Eles tb são clareadores?

Dra. Marinella Felice disse...

Manuela, o uso de produtos para rosácea seria indicado para atenuar os vasinhos, e não por terem efeito clareador.

Unknown disse...

Simplesmente amei o post!!!
É justamente esse o erro de quem tem manchas e melasmas.
Querer clarear pra ontem...hahaha...
Eu acredito nisso doutora, fazer o tratamento com produtos mais suaves, para clarear as manchas aos poucos...
Me interessei pelos antioxidantes orais...tem alguma contra-indicação?
Abraços.

Dra. Marinella Felice disse...

Juliana, já escrevi um post sobre isso. Acesse: http://belezaaflordapele.blogspot.com.br/2013/05/duvidas-sobre-nutricosmeticos.html

Unknown disse...

doutora estou usando normaderm da vichy,e um clareadora chamado homoskin.a cada noite uso um.tem melasmo na testa no tamanho de uma moeda de 05 centavos.e na testa no tanho de uma moeda 1 real rsrsrsrs.ja uso a 6 meses nao esta com resultados. por favoe me ajude!!!indique um clareador melhor.GOSTARIA DE UM TAMBEM PARA AXILA E VIRILHA POIS ME DEPILO C LAMINA E ESTAR ESCURO(AMARRONZADO)AMO SEU BLOG PARABENS.AQUI EM SAALVADOR INDICO TODAS AS MINHAS AMIGAS .!!!!!ABÇAO. ME RESPONDA POR FAVOR BJ!

Dra. Marinella Felice disse...

Oi Celi, muito obrigada pelo carinho!!! Infelizmente não tem como eu te ajudar sem examiná-la, seria até uma irresponsabilidade da minha parte. O tratamento do melasma depende de vários fatores, o principal é a profundidade da mancha, que só tem como saber com o exame físico. Em relação ao tratamento das manchas nas axilas e virilhas, dê uma lida nesse post: http://belezaaflordapele.blogspot.com.br/2012/10/axilas-e-virilhas-escuras.html
Abraços!

Vanessa Aquino disse...

Me deu até um medo agora da minha hidroquinona+ácido glicólico juntos! rs

Adorei as explicações!

Flávia disse...

Dra, vc prefere o Melani D da La Roche ou o Clarifiant da Roc? Obrigada!

Dra. Marinella Felice disse...

Flávia, os dois produtos são ótimos e de laboratórios confiáveis. Para saber qual é o melhor para o seu caso depende do tipo de pele, qual o diagnóstico da pele e outros, então tem que ter uma avaliação clínica.

Anônimo disse...

Marinella, o que posso fazer para proteger a pele da luz visível?

Dra. Marinella Felice disse...

Para se proteger da luz visível, você deve usar filtros físicos, como os filtros tipo pó compacto ou com cor de base, e tomar cápsulas de luteína. Bjs!

Anônimo disse...

Vc gosta do clairial c10? E do even better dark spot, da clinique? Estou usando o da clinique mas ouvi falar bem do clairial?

Dra. Marinella Felice disse...

Os dois produtos são bons, mas você deve ser avaliada para ver se o Clairial é o mais adequado para o seu caso. Bjs!

Rê disse...

Adorei seu blog. É possível informar o endereço de sua clínica?

Dra. Marinella Felice disse...

Oi Rê, obrigada! Será um prazer atendê-la! Atendo no Rio de Janeiro-RJ, av. Rio Branco, 257, sala 710, tels.: (21) 2220-5798 / 2533-4865. Abraços!

Unknown disse...

Olá, Dr. Marinella! Em um dos seus posts a respeito do melasma, você cita que não há como remover a mancha completamente... Eu já li vários textos dizendo que em casos de melasma epidérmico é possível a regressão completa. A informação procede?

Desde já, obrigada! Abraço.

Dra. Marinella Felice disse...

Oi Fernanda! O melasma epidérmico, por ser mais superficial, tem resultados bem melhores e pode clarear bastante. Mas mesmo assim, costuma ficar uma sombra no local da mancha. Além disso, se não houver manutenção constante do tratamento, escurece novamente. Pode acontecer reversão em alguns casos de melasma pós-gravidez (cloasma). Bjs!

Anônimo disse...

Olá.Gostaria de saber onde posso comprar o Cosmelan 2 na internet que seja confiável. obda.

Dra. Marinella Felice disse...

O Cosmelan já é vendido em farmácias atualmente. Mas só use se for prescrito pelo seu dermatologista! Bjs!

Anônimo disse...

Olá Dra. Marinella como eu gostaria de fazer uma consulta..mas estou há + de 1000 km..por isso queria lhe pedir ajuda. Já tive acompanhamento por Dermatologistas vários inclusive pois a minha luta contra o melasma é longa..por último fiz 3 sessoes de CO2 fraccionado, o que piorou...por isso em meu caso tenho que tratar apenas com produtos...ele está cada dia mais visível, uso bloqueador 100, bloqueador oral..mas o que quero saber de vc.: é se continua acreditando que o cosmelan/dermamelan ainda são potentes clareadores...hoje temos o Pigmentclar da La Roche e outro da ADA TINA, ambos ainda não testei..usei o Lumyxil da Libbs..mas nenhuma melhora..Poderia me ajudar????Obrigada Cris

Dra. Marinella Felice disse...

Olá, Cris! Obrigada pelo carinho! Os lasers realmente costumam dar rebote. Acho o peeling Dermamelan muito bom, mas tem as indicações corretas e deve ter acompanhamento médico. Cada tipo de melasma responde de uma forma aos diversos tratamentos, por isso é bom ir alternando os tratamentos no consultório e a prescrição médica em casa... E o mais importante: nunca desistir de tratar! Bjs!