Pesquisar Neste blog

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Cabelo liso: uma paixão nacional

Para a brasileira, o liso é considerado símbolo de status, de sensualidade e sinônimo de bem tratado. Os desfiles de moda e a televisão tentam levar a tendência do cabelo cacheado, ondulado e crespo. Mas é difícil para as mulheres resistir à atração que os fios retos e disciplinados exercem, inclusive pela praticidade.
Já existem diversas técnicas de alisamento que garantem ótimo resultado e não contêm formol, além de apresentarem substâncias, como os aminoácidos vegetais (quinua orgânica e óleo de semente de linho), vitaminas, e proteínas, como a queratina, que deixam os cabelos macios e brilhantes. No próximo post falarei sobre alguns lançamentos de escovas (Aguardem!!!).

PASMEM!!! A London e todas as outras escovas com nomes de frutas, países, alimentos e pedras preciosas são de FORMOL ou GLUTARALDEÍDO (que é 10 vezes mais forte e é utilizado para esterilizar material hospitalar), com algum sinônimo no rótulo, mas é formol.

 Alguns dos efeitos imediatos na pele são queimaduras no couro cabeludo, coceira e dermatite, além de causar ardência ocular e lacrimejamento. A longo prazo, pode causar câncer (o uso da chapinha permite a liberação de um gás tóxico que pode alterar o DNA e causar câncer) e alterações neurológicas, como lentidão de raciocínio e coordenação motora.

Mesmo que pense que isso não acontece com você, até porque já fez outras vezes e nada ocorreu, pense bem... você pode perder o seu cabelo!!! O formol cria uma espécie de capa em volta do seu cabelo e não deixa que o produtos das hidratações penetrem no fio, e assim, seu cabelo desidrata e pode quebrar. É muito comum que o cabelo se quebre no alto do couro cabeludo após uns 4 meses, o que dá a impressão de que está caindo da raiz. Se você ainda faz progressiva com formol, saia fora dessa!

Além disso, usar esses produtos configura CRIME pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). A quantidade permitida para o formol é de 0,2% e para o glutaraldeído é de 0,1%, o que não alisa os cabelos. São permitidos os alisamentos que tenham em sua composição: tioglicolato de amônio, guanidina ou hidróxidos de sódio, cálcio e lítio.
Dicas para ter o cabelo liso com segurança:

·        Para ser submetido a esse tipo de química, o fio precisa estar forte e saudável. Para testar, faça o “pull test”: partindo da raiz do cabelo, deslize os dedos até as pontas, sem puxar demais. Conte o número de fios que se soltaram. Repita o processo três vezes. O cabelo estará saudável se houver, no máximo, a perda de cinco fios (no total).

·        É essencial que o cabeleireiro faça um teste de mecha antes de espalhar o produto no seu cabelo. A fórmula deve ser aplicada na região atrás da orelha. O ideal é aguardar dois dias para verificar se existe algum sinal de irritação no local. Se tudo  estiver certo, o alisamento poderá ser feito.

·        Nem todo processo de alisamento ou escova progressiva pode ser combinado com coloração ou mechas, por mais suave que elas sejam. Melhor fazer os procedimentos em dias separados. O ideal é aguardar quinze dias para que não exista agressão intensa ao fio.

·        O retoque de raiz varia de acordo com o crescimento do fio e com o fabricante do produto. Mas geralmente não deve ser realizado antes de três meses, pois o cabelo precisa se recuperar.

·         Os cremes que alisam devem conter em seu frasco o selo de aprovação da ANVISA.

·        No verão, o ideal é dar um refresco para os fios, pois ficam mais danificados pelo sol, água do mar e piscina.

·        Procure profissionais habilitados.

·        Use bons produtos!

Nenhum comentário: