Dizem que os olhos são o espelho da alma, mas, na verdade, quem mostra muito sobre a nossa saúde são as unhas. Elas são um ótimo indicador de saúde do organismo, pois alguns sinais podem revelar inúmeras doenças. Mas por que isso acontece? Porque em casos de doenças mais graves, o organismo reserva suas fontes de nutrientes e de defesa para órgãos vitais, deixando as unhas e os cabelos em segundo plano. Por serem o espelho da nossa saúde, as unhas devem ser inspecionadas durante o exame clínico e são uma poderosa arma diagnóstica para nós, médicos.
A queixa mais comum dos pacientes é que as unhas estão fracas ou quebradiças. Neste caso é preciso investigar tanto deficiências nutricionais (anemia, falta de vitaminas e regimes mais rigorosos) quanto alterações hormonais, como distúrbios da tireóide e gestação (durante e pós).
Conheça as causas prováveis para algumas alterações:
Manchas esbranquiçadas: Anemia, carência de zinco e proteínas, dermatites de contato (alergias a esmaltes, sabões, detergentes…), micoses, psoríase, intoxicação por metais pesados, insuficiência renal.
Manchas amarelas ou unhas amareladas: Freqüentes em fumantes, também indicam ingestão excessiva de betacaroteno (encontrado na cenoura, beterraba, mamão, folhas verde-escuras…), uso crônico de antibióticos, micoses, diabetes e doenças do fígado. Podem ser até por uso constante de esmaltes escuros.
Fracas, secas, quebradiças e descamativas: Falta de cálcio, além de zinco e vitaminas A, B e E (nutrientes que constituem a unha), hipotireoidismo, anemia e desidratação.
Ondulações: Geralmente indicam traumas (a espátula de empurrar cutícula é usada com força). Além de anemia, doença cardíaca ou pulmonar, interrupção do crescimento da unha (geralmente por doenças anteriores), psoríase, líquen plano.
Arroxeadas: Micoses, tumores, uso de anticoagulantes, problemas cardíacos, doenças reumáticas, como o lupus eritematoso.
Esverdeadas: Infecções bacterianas e micoses.
Metade branca, metade rósea: Problemas renais.
Faixas negras: nevos (pintas), micoses, disfunções hormonais, tumores na matriz ungueal, câncer de pele (melanoma).
Amarelada, espessa e sem crescimento: Distúrbios pulmonares.
Seja qual for a alteração apresentada em suas unhas o importante é sempre consultar um dermatologista e investigar a causa. Portanto, a qualquer sinal de alteração no aspecto de suas unhas, fique atento, pois elas podem dar avisos importantes sobre a sua saúde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário