Pesquisar Neste blog

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

A Fruta da Juventude


Sempre que tenho um intervalinho, gosto de postar alguma matéria aqui no blog. Hoje saiu uma matéria no Jornal Hoje sobre a jabuticaba, fruta da estação e de origem brasileira. Adoro o sabor! Me lembro da minha infância no quintal da fazenda saboreando essa frutinha!
Ela ainda não tinha sido muito estudada. Descobriu-se que é uma fonte natural de substâncias que ajudam na hidratação da pele e cabelos e no rejuvenescimento. Ingrediente de geléias, doces e licores, ela agora passa a incrementar o arsenal de cremes e tônicos para a beleza da pele. Além de rica em vitamina C, ferro, cálcio e fósforo, a jabuticaba tem como propriedade principal um composto chamado antocianina.

Essa substância combate os radicais livres, moléculas que danificam o material genético e aceleram o envelhecimento. Ela é encontrada em boa parte das frutas de coloração roxa ou avermelhada. O que torna a jabuticaba especial é o fato de ela apresentar uma enorme quantidade desses compostos, ganhando até da uva!
A maior concentração de antocianinas está na casca, mas como é difícil engoli-la, a saída é batê-la no preparo de sucos ou usá-la em geléias. Delícia pura! A boa notícia é que as altas temperaturas não degradam suas substâncias benéficas.

As antocianinas são consideradas um antioxidante 20 vezes mais potente que a vitamina C e 50 vezes mais que a vitamina E, além de aumentarem as células de defesa do corpo. Por estas razões, elas têm um importante papel também contra as doenças imunológicas, circulatórias e patologias do sistema nervoso. Como se não bastasse, a jabuticaba contém ainda a pectina, que contribui para diminuir o colesterol, e é pouco calórica.
Essa pequena notável devia ser mais consumida e explorada, concordam?

Nenhum comentário: