Pesquisar Neste blog

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Perigos na praia (Parte II)

Verão, sol, mar, praia... quase sempre trazem  boas recordações e sensações de prazer. Mas o litoral tem surpresas nem sempre agradáveis. O paraíso pode se tornar um inferno se o banhista não tomar alguns cuidados básicos.


Bicho geográfico: é uma larva que provém de ovos presentes nas fezes de animais domésticos, como cães e gatos. Como muita gente leva animais para a praia... Ele penetra na pele dos banhistas e se desloca por baixo dela, formando o desenho de sua trajetória e, ainda por cima, coça demais. É mais comum naquelas partes do corpo que tocam o chão, ou seja, os pés e o bumbum. Nas crianças, o corpo inteiro acaba virando zona de risco. O tratamento consiste em matar a larva com uma pomada específica, aplicada por vários dias. Se existirem mais larvas no corpo, deve-se usar remédios por via oral. A melhor proteção é nunca dispensar a toalha na hora de se sentar na areia.


Queimadura por água-viva: fica um vergão na pele, com a marca dos tentáculos. Dá uma ardência, além de uma dor forte e coceira.
1. Remova os tentáculos com luvas, pinças ou a lâmina de uma faca com o lado não cortante. Não esfregue a região do ferimento.
2. Aplique compressas de água do mar gelada.
3. Utilize compressas de vinagre para desativar o veneno.
4. Não use álcool ou urina. Não lave com água doce.

Mas existem casos em que não se pode abrir mão do atendimento médico: se você respirar com dificuldade, ficar zonzo, sentir o pulso bater mais forte, sofrer queda de pressão ou ficar com uma vermelhidão muito forte no local.


Mancha ou queimadura por limão (fitofotodermatose): é comum comer ostra com limão ou tomar uma caipirinha na praia. Mas a interação do sol com algumas substâncias presentes nas plantas, pode causar manchas ou até queimaduras com bolhas. Se acontecer o contato, lave o local abundantemente com água e sabão e fuja do sol. Mesmo se você limpar a área, AINDA ASSIM as manchas podem acontecer. Manchou... e agora? Não precisa ter grandes trabalhos. A mancha vai sumir, mas pode levar um bom tempo, que varia de semanas a meses. Use bastante bloqueador solar e roupas que cubram a área afetada, para evitar as perguntas dos curiosos. Não precisa gastar o seu décimo terceiro com lasers ou peelings. Basta ter paciência, a mancha costuma desaparecer sem deixar vestígios. Então, é melhor optar por uma água de coco e evitar dor de cabeça.

Nenhum comentário: