Volta e meia ouvimos "dicas" sobre o cuidado com as unhas. Enquanto alguns dizem que usar esmalte escuro ajuda a fortificá-las, outros garantem que ficar uns dias sem esmalte ajuda as unhas a respirarem e deixá-las mais saudáveis. Então vamos esclarecer essas dúvidas de uma vez por todas.
Fonte: http://mundohoje.com.br/
1. Esmaltes escuros fortalecem e aceleram o crescimento das unhas. Mito. Os esmaltes escuros não contêm nenhuma substância que possa fortalecer as unhas, muito pelo contrário. Os ingredientes formaldeído, tolueno e benzeno são nocivos principalmente para quem tem "alergia" (dermatite de contato). Antes de comprar o esmalte, cheque a embalagem para ver se ele não contém esses componentes. E caso ocorra alguma alergia, você deve procurar o dermatologista para detectar qual é realmente o problema.
2. É preciso deixar as unhas sem esmaltes para que elas possam "respirar". Verdade. As unhas podem se enfraquecer e ressecar em decorrência da esmaltação contínua com esmaltes que apresentam as substâncias já citadas. Para evitar esse problema, opte por esmaltes sem esses ingredientes tóxicos, como os da Dermanail, e hidrate as unhas. Há vários hidratantes para unhas, gosto muito da cêra nutritiva Granado.
3. Esmaltes escuros deixam as unhas escuras. Verdade. O que mais deixa as unhas escuras são as substâncias citadas (formaldeído, tolueno e benzeno), que vão tingindo as unhas gradativamente, principalmente com o uso prolongado.
4. Colocar Super Bonder no esmalte faz com que ele dure mais. Super Bonder no esmalte, o quê!? Pode até ser verdade, mas pode causar alergia, o esmalte racha com mais facilidade e resseca muito a cutícula, além de não ser uma substância indicada para este fim!
5. Cortar as unhas ao invés de lixá-las faz com que fiquem mais fracas e quebradiças. Mito. Cortar ou lixar as unhas não interfere na saúde delas, já que isso é feito apenas nas extremidades, quando ela já passou por toda a fase de crescimento.
6. Polir as unhas fixa melhor o esmalte. Mito. Isso é uma das piores coisas que você pode fazer para as suas unhas, pois quanto mais lixá-las por cima, mais finas ficarão e mais vão se quebrar.
7. Quem é alérgica a esmaltes pode passar uma base hipoalergênica por baixo e um esmalte colorido por cima. Mito. A base hipoalergênica não garante que será feito um filme sobre a unha que impeça o esmalte convencional de entrar em contato com ela e causar alergia.
8. Deve-se evitar retirar a cutícula. Verdade. A cutícula serve como uma proteção natural da unha e, quando removida, pode causar infecções. Por isso, o ideal é empurrar, retirar apenas o excesso e hidratar com produtos específicos.
9. O formato das unhas facilita que as mesmas se lasquem ou encravem com facilidade. Verdade. As unhas dos pés devem ter, preferencialmente, formato quadrado, para impedir que encravem, e as das mãos, o ideal é que sejam ovaladas para evitar a quebra.
10. Ficar com esmaltes constantemente enfraquece as unhas. Mito. É claro que depende um pouco da composição deles, com eu já disse, mas o que mais propicia a quebra das unhas é o uso de acetona e removedores de esmalte, que provocam a desidratação da lâmina ungueal. Por isso, o indicado é remover os esmaltes com óleo de banana.
E aí, gostaram?
Nenhum comentário:
Postar um comentário