Pesquisar Neste blog

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Mitos e verdades: Cabelos (parte 1)


1.  É recomendável lavar os cabelos todos os dias. Verdade. Esse hábito auxilia no combate ao excesso de oleosidade, que propicia a contaminação por fungos e bactérias que contribuem para os fios despencarem.

2.  Usar condicionador ou leave-in prejudica os fios. Mito. Ambos facilitam o ato de pentear e previnem danos à fibra capilar. Você deve usá-los somente nos cabelos, e não no couro cabeludo.

3.  É melhor aplicar o shampoo somente na raiz dos cabelos. Verdade. Ele serve para limpar o couro cabeludo. O shampoo que foi aplicado na raiz dos cabelos acaba limpando as madeixas também. Ele deve ser trazido delicadamente da raiz às pontas sem esfregar uma mecha na outra, pois abre demais as escamas dos cabelos e danifica a estrutura capilar.

4.   Cabelo comprido cai mais. Mito. Os fios longos dão a impressão de maior quantidade  ao cair no piso. Também arrebentam com maior facilidade na escovação, ou seja, eles se quebram, mas não caem da raiz.  

5.   Quem tem pai calvo será calvo. Mito. Somente se o pai tiver os dois genes dominantes é que isso acontece, geralmente nos homens, pois a herança é influenciada pelo sexo. Além disso,  já existem recursos médicos eficientes que permitem um diagnóstico preciso da causa da calvície. Então é possível introduzir um tratamento específico e eficaz precocemente, o que barra a evolução da queda de cabelo.

6.   Usar boné induz a perda dos cabelos. Mito. Na verdade, esse hábito contribui para agravar  a queda, devido ao aumento da oleosidade, e também predispõe à dermatite seborréica (caspa).

7.  Banho quente faz os cabelos caírem. Verdade. A alta temperatura resseca sua estrutura e estimula o aumento de oleosidade, o que favorece a perda dos fios. O ideal é que a água esteja morna, em torno dos 20º C. A temperatura certa é aquela em que você sente um pouquinho de frio na hora do enxágue.

8.  A caspa aumenta no inverno. Verdade. Banho quente favorece o aumento da oleosidade no couro cabeludo, o que, por sua vez, aumenta a descamação dessa área, o que caracteriza a caspa.

Nenhum comentário: