Pesquisar Neste blog

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Decretado combate às manchas!


Oi queridos leitores,
Um dos principais motivos de consulta ao dermatologista são as manchas na pele. E as dúvidas a respeito das causas e do tratamento são enormes... então vamos esclarecê-las!
Se você é mulher, toma anticoncepcional e mora em local quente, você é uma forte candidata a apresentar estas temidas manchas na pele, em algum momento da sua vida. Qual é a melhor solução?  Consultar a dermatologista SEMPRE. Bem que poderia existir uma borracha mágica para fazê-las sumirem... mas como não existe, você deve tratar as manchas para o resto da vida.
Fonte: benditafrutamulher.blogspot.com
É isso mesmo! A sua abordagem é um verdadeiro desafio. E desconfiem de tratamentos milagrosos, que prometem resolver o melasma. O melhor tratamento é o individualizado, indicado para o seu caso. Não é porque o creme da vizinha resolveu, que você tem que usar o mesmo.
Sua causa ainda não é totalmente definida, mas sabemos os fatores que contribuem para o seu aparecimento ou agravamento:
·   Exposição solar: é o principal fator desencadeante. Fuja do Sol mais do que nunca!!! A pele de quem tem melasma é muito mais sensível ao Sol. Use protetor solar FPS 30 ou mais, com proteção contra UVA e UVB, que tenham agentes químicos e físicos (dióxido de titânio ou óxido de zinco). Repasse a cada 3 horas, e no verão os cuidados devem ser redobrados.
·   Predisposição familiar: é mais comum em pessoas de pele morena. E a dificuldade está aí, pois não tem como mudar o gene, né!
·    Gravidez
·    Uso de hormônios: pílulas e terapia de reposição hormonal
·    Luz visível: até a luz das lâmpadas pode manchas
·    Cosméticos e medicamentos: o uso incorreto de algumas substâncias pode agravar o quadro.
Fonte: colunas.imirante.com

Mas a boa notícia é que este problema é tão frequente, que há inúmeros lançamentos para tentar driblá-lo. E para tratar, precisamos primeiro saber a profundidade da mancha, se superficial ou profunda. Utilizamos a luz de Wood, um tipo de luz especial que permite visualizar onde está a pigmentação.
Acho o protetor solar + peelings químicos clareadores + cremes de manutenção em casa a melhor combinação de tratamento. Existem vários tipos de peelings e cada dermatologista tem as suas preferências. A luz intensa pulsada é outra opção, dependendo do caso. Mas eu, particularmente, não recomendo a sua utilização, pois acho que a mancha clareia no início e depois volta, às vezes até mais escura.
Há ainda o uso dos nutricosméticos via oral, que podem ser excelentes aliados!
A palavra-chave para o sucesso do tratamento é PERSISTÊNCIA!
Então, vamos à luta em busca da pele perfeita!

Um comentário:

Thaísa Moreira Guimarães disse...

Papai ta doidinho pra fazer o Dermaroller. Ele falou que agora não tem problema de sangrar mais. :/