1. O shampoo deve ser sem sal. MITO
O sal está presente na maioria dos shampoos e serve para dar espessura ao shampoo. Os shampoos que afirmam não ter sal podem não tê-lo na sua forma clássica (cloreto de sódio), mas contêm outro tipo de sal. A quantidade de sal em shampoos é muito baixa e não chega a danificar os cabelos. O sal ajuda a limpar e quando diluído em água doce (do chuveiro) não provoca efeito negativo nos fios.
2. Dormir com os cabelos molhados prejudica os cabelos. VERDADE
Isso predispõe a infecções fúngicas.
3. Cortar as pontinhas todo mês acelera o crescimento: MITO
O corte serve apenas para retirar as pontas mais danificadas, dando um aspecto de cabelo mais saudável. Está cientificamente provado que o cabelo cresce, em média, cerca de 1 cm por mês, cortando ou não.
4. Dormir com o cabelo molhado apodrece a raiz: MITO
Dormir com o cabelo úmido favorece o aparecimento de fungos e micoses, principalmente em pessoas com tendência à formação de caspa, mas não apodrece a raiz.
5. Cortar o cabelo na Lua cheia dá volume e na Lua crescente acelera o crescimento: MITO
Esta crença tem origem nas mitologias dos povos agrícolas, que achavam que o que era bom para as plantas servia para os cabelos. Mas a ciência não comprovou relação entre o cabelo e o calendário lunar.
6. Condicionador e gel na raiz deixa os cabelos mais oleosos e pode provocar caspa: VERDADE
O ideal é usar o produto apenas nas pontas, que costumam ser a parte mais ressecada.
7. Os cabelos crescem mais no verão: VERDADE
De fato, o Sol estimula a produção de melatonina, hormônio associado à luminosidade do meio ambiente, que estimula a estrutura capilar, acelerando o crescimento dos fios de cabelos. Mas devem estar sempre protegidos com produtos adequados nesta época do ano.
8. Caspa é sinal de sujeira?
MITO
A caspa é um dos sintomas da dermatite seborréica, e não significa que as pessoas tenham maus hábitos de higiene.
Nenhum comentário:
Postar um comentário