Pesquisar Neste blog

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Novas regras para o filtro solar


Olá pessoal,
Hoje vamos falar sobre algumas “pegadinhas” que induzem o consumidor ao erro na hora de comprar o protetor solar. E isso diz respeito às novas regras americanas para o filtro solar. Deviam valer aqui no Brasil também. É muito interessante! Leiam e aprendam um pouco mais sobre os protetores.
1) O termo correto passa a ser filtro solar e não mais bloqueador solar.
O bloqueador solar evita que os raios UV penetrem na pele, termo que era usado para a maioria das substâncias que representam uma proteção solar física, incluindo óxido de zinco e dióxido de titânio. Por outro lado, “protetor solar” ou filtro solar pode conter tanto substâncias que representem proteção solar física, quanto química. Estas últimas absorvem e aí então dissipam os raios UV transformando-os para que não prejudiquem a pele.
2) Os filtros terão proteção só até o fator 50.
Filtros solares com valores acima de FPS 50 terão em seu rótulo a indicação FPS 50+. Tal metodologia se deve ao fato de que a diferença entre FPS 50 e 100 é em torno de 0.7%.
Para proteger o consumidor da falsa impressão de que está totalmente protegido quando utiliza um filtro solar com FPS maior que 50.
3) Deve constar no rótulo que aquele produto protege da radiação UVA e da radiação UVB ou incluir um aviso de que não o fazem.
O aviso de que não protege de uma das duas radiações deverá ser da seguinte forma: “Alerta de risco para câncer de pele/envelhecimento de pele: passar tempo debaixo do sol aumenta o risco de câncer de pele ou de sinais precoces de envelhecimento da pele. Este produto demonstrou apenas prevenir queimaduras e não câncer de pele ou envelhecimento precoce.”
4) Adoção do sistema europeu de classificação do fator de proteção UVA (utilização do símbolo +) e do UVB (números).
Todos sabem a “potência” do seu filtro solar pela classificação do fator UVB. Porém, agora os filtros solares terão que mostrar a proteção solar dada pelo UVA através de estrelas ou cruzes, como nos países europeus. Apenas os que são super absorventes de ondas UVA, com ingredientes como tinosorb, recebem uma classificação de quatro estrelas.
5) Não serão permitidas as expressões “à prova d’água” e “à prova de suor”
Nas novas diretrizes  apenas os termos “resistente à água por 40 minutos” ou “resistente à água por 80 minutos” poderão ser utilizadas. Os consumidores serão também instruídos a reaplicar o filtro solar após um período de tempo.

Essas regras só passam a valer nos EUA em 2012, mas as informações são válidas, não é?

Nenhum comentário: