quarta-feira, 3 de julho de 2013

Unha encravada: livre-se dessa dor!




Ninguém merece uma unha encravada, né? Às vezes, uma simples pontinha já é suficiente para que qualquer calçado nos machuque e nos deixe com muita dor. E olha que tem gente que ainda enfrenta o problema várias vezes!


O que é unha encravada? Como acontece esse problema?
A unha encravada ocorre quando há um aumento da pressão entre a unha e a pele ao redor, causando uma inflamação em torno da unha. Quanto maior a inflamação, maior a pressão, o que inicia um círculo vicioso. O local mais comum são os dedões dos pés, pois é onde ocorre uma maior pressão pelo próprio andar e uso de sapatos.

Existem vários tipos?
Existem graus que variam do I ao III. No grau I só existe dor quando se toca as laterais das unhas; no grau II, há sangramento ou pus; e no grau III, já há uma hipertrofia permanente do tecido ao redor da unha.

O que fazer para evitá-las?
  • Evitar sapatos apertados e de bico fino para não causar pressão.
  • Cortar as unhas de forma reta, sem arredondar as pontas, pois quando elas crescerem vão empurrar a pele ao redor e provocar a inflamação, o que dá início ao encravamento.
  • Evitar traumatismos e não retirar a cutícula para evitar inflamação do tecido periungueal.


Como o problema pode ser solucionado?
Nos graus mais leves, o uso de antibióticos e anti-inflamatórios pode resolver o problema. Colocar um algodão na dobra da unha é uma medida muito eficiente, pois impede o contato entre a unha e a pele ao redor. Outra medida eficaz é o uso da órtese de fibra molecular de memória ou metálica colocada pelo podólogo, que corrige o crescimento da unha.


Quando essas medidas não forem suficientes ou se o grau é avançado, a cirurgia será o método de escolha. Esta é feita sob anestesia local e tem bons resultados.


Até mais!!!

4 comentários:

  1. Dra. Marinella, faz mal fazer as unhas dos pés toda semana? Dizem que o crescimento delas é mais lento. E hidratação dos pés ajuda a evitar a unha encravada?

    ResponderExcluir
  2. Oi Teresa, ótimas perguntas! Não faz mal fazer as unhas toda semana, mas é bom retirar o esmalte 1 dia antes de ir à pedicure e hidratar as unhas e cutículas. As unhas dos pés crescem mais lentamente que as das mãos. A hidratação não previne a unha encravada. Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Dra. Marinella, vc acha que esses hidratantes que vendem em supermercado realmente hidratam a pele? Existem marcas tão caras, que fica a dúvida, será que aqueles baratinhos de supermercado são bons?

    ResponderExcluir
  4. Bernadette, existem hidratantes de supermercado que são bons, mas não são para tratamento. Para peles muito secas, com dermatites, alergias ou outros problemas, deve-se usar produtos específicos, que repõem a barreira cutânea e com ativos mais "potentes". Abraços! Volte sempre!

    ResponderExcluir