terça-feira, 25 de setembro de 2012

Tratamento personalizado

Olá!

Me desculpem a ausência esses dias. Eu me mudei de apartamento nesta sexta-feira e tive que colocar as coisas em ordem no final de semana, se é que vocês me entendem. Lá em casa está um caos! Não vejo a hora de ter a minha casa arrumadinha de novo! E ainda estou sem internet...

Mas voltando a falar sobre os novos tratamentos, um dos mais badalados do momento é o SKINGEN. Muita gente já deve ter ouvido falar. Trata-se e um sistema de tratamento dermatológico "inteligente", segundo o laboratório (não que os outros não sejam, nunca é demais explicar!), que se baseia na prevenção do envelhecimento cutâneo de acordo com a genética de cada um.




O quê?? Calma! Traduzindo, este tratamento se baseia nos seguintes passos:
  • É realizada uma pequena biópsia da sua pele por um dermatologista;
  • É, então, emitido um laudo com os resultados  da análise dos genes da pele.
  • O dermatologista avalia o laudo  e prescreve uma formulação exclusiva com tripla nanotecnologia (tecnologia que facilita  apermeação dos ativos na pele) desenvolvida pela própria empresa SkinGen Pharma específica para aquele paciente.

Minha sincera opinião:

Me parece interessante a idéia de um tratamento geneticamente personalizado para as necessidades específicas de cada um. No entanto, a viabilidade deste tipo de tratamento me preocupa na prática. A maioria dos pacientes retornam para consulta a cada 2 ou 3 meses, para uma nova prescrição e indicação de tratamentos. Imaginem, na prática, biopsiar o paciente várias vezes ao ano para poder manipular o seu creme de tratamento? Como eu disse, a idéia parece bacana, mas o custo total da análise + tratamento e a sua inviabilidade na prática, me desanimam um pouco.

Vamos aguardar para ver o desfecho desta questão e se esta prática irá ou não se consagrar na Dermatologia ética e verdadeira.
Quem viver verá!

Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário