Pesquisar Neste blog

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Acne depois dos 25?!


Olá pessoal,
Uma queixa cada vez mais frequente nos consultórios dermatológicos tem sido o aparecimento de acne na vida adulta. Muitas pacientes que nunca apresentaram o problema na adolescência (fase de maior incidência) passam a conviver com ele após os 25 anos de idade. O que está levando a esse “surto tardio”?
Vamos ver os principais vilões:
1. Uso de cosméticos inadequados
Quero dizer inadequados para o seu tipo de pele. O veículo (se é creme, sérum, gel, etc) e a textura são tão importantes quanto o princípio ativo da fórmula. Será que aquele potinho cheio de glamour é realmente indicado para quem o está comprando? Esse cuidado também pode ser aplicado na escolha da maquiagem, como corretivo e base.

2. Alterações hormonais
Uma causa muito comum é a chamada Síndrome dos ovários policísticos (SOP), que desequilibra os hormônios femininos. Outra causa é o stress, que provoca um aumento de cortisol, que acelera a fabricação de óleo pelas glândulas sebáceas.
3. Alimentação desequilibrada
Alimentos ricos em açúcares, gorduras e sódio podem, sim, ser o gatilho para ter espinhas. Isso ocorre porque o excesso de glicose proveniente deles desequilibra a produção de insulina, que vai levar à inflamação e aumento da produção de sebo na pele.
4. Vestígios de Maquiagem e Poluição
Já falei inúmeras vezes aqui no blog que priorizar a limpeza é fundamental! A higiene diária deve ser feita com produtos capazes de remover a oleosidade na medida certa, sem causar ressecamento (aquela sensação de pele repuxada).
Enfrentar o espelho e encarar as espinhas não é fácil. Mas hoje existem incontáveis opções de tratamento, com excelentes resultados!

Nenhum comentário: