sábado, 3 de março de 2012

Proteção para os "baixinhos"

Olá pessoal,
Hoje o post é dedicado aos meus sobrinhos queridos e aos “pacientezinhos” que atendo diariamente. Afinal, eles podem e devem aproveitar o sol e a praia, desde que com os devidos cuidados...

Existem 2 regras quando se fala em filtro solar infantil. A primeira é que seu uso só é permitido após os 6 meses de vida. A segunda é que devem ser usados preferencialmente filtros solares com constituintes físicos (não químicos) até os 2 anos. Portanto, nada de usar o seu filtro nas crianças, OK?
Uma vantagem dos filtros físicos (cujos constituintes clássicos são óxido de zinco e dióxido de titânio) é que eles começam a proteger automaticamente quando aplicados, enquanto os químicos demoram de 15 a 30 minutos para serem absorvidos e fazerem efeito. 
O FPS ideal para crianças é o de no mínimo 30 e os adultos podem sim usar o filtro infantil. Principalmente aqueles com pele muito sensível, que não suportam filtros químicos. A desvantagem é que os filtros exclusivamente físicos são de textura mais pesada, o que não é tão bom para peles oleosas.


É importante lembrar que o risco de desenvolver câncer de pele está relacionado com a quantidade de radiação ultravioleta (UV) a que a pessoa se expõe durante a vida, especialmente até os 18 anos de idade. Estima-se que em torno de 80% da exposição solar ocorra até essa idade.
Portanto, fiz uma listinha com os melhores filtros solares (na minha opinião) disponíveis para as crianças.
Bebês

Mustela bebê / Johnson’s Baby / Turma da Mônica baby / Photoplus baby 30 (Dermatus)
Crianças

Anthelios Dermo-pediatrics / Vichy Capital Soleil criança 50+ / Eucerin infantil / Clarins for children / Episol infantil / L’Oreal kids

Nenhum comentário:

Postar um comentário